Aplicação de botox em crianças em concursos infantis

Aplicação de botox em crianças

Em busca de seguir um padrão "imposto" por algumas pessoas em Concursos de Beleza infantis mundo afora, especialmente nos Estados Unidos, mães estão aplicando botox em suas filhas, a fim de eliminar, por mais absurdo que pareça, marcas de expressão ou até mesmo rugas das pequenas.

Recentemente, o assunto se tornou motivo de discussão. Críticas de todas as partes do mundo foram feitas quando Kerry Campbell foi ao programa da TV americana "Good Morning America", com sua filha de oito anos, Britney, e afirmou que o uso do botox é muito comum nos concursos de beleza.

"Todo mundo está fazendo isso e falando a respeito. Não estamos fazendo nada de ilegal", comentou Kerry, que é esteticista em San Francisco, Estados Unidos. A criança comentou que sentia muitas dores durante as aplicações e que não pretendia fazê-las novamente, já que chegou a chorar algumas vezes. Porém, ela também confessou que se sentiu mais bonita depois do botox, porque "ficou com menos rugas".

Neste caso, depois de milhares de críticas e inúmeras denúncias a respeito do assunto, Kerry acabou perdendo a guarda de Britney. Mas e as outras mães? Até onde vale produzir as crianças para fazerem bonito nestes tipos de concursos infantis?

Para Ivete Pina, diretora do "Miss Estado de São Paulo Infanto-Juvenil", colocar botox em uma criança é um absurdo e essas mães deveriam ser punidas. "Eu sou contra. Acho que criança é criança e precisa, em primeiro lugar, brincar e estudar. Jamais admitiríamos que elas usassem botox em nenhum dos nossos concursos", relata Ivete.

A diretora também conta que, no caso de seu concurso, na qual participam meninas de quatro a 17 anos, nem mesmo a maquiagem em excesso é permitida, sendo aceitável apenas uma leve sombra e um brilho labial.

Ivete trabalha junto com Tia Irany, conhecida por descobrir talentos como Angélica, Rodrigo Faro, os integrantes do Grupo Dominó e até mesmo Selton e Danton Mello. "Tenho certeza de que a Tia Irany jamais permitiria que uma criança aparecesse para um teste com botox".

E revela: "Tenho visto concursos, como o caso do ‘Miss Mundo’, na qual as meninas aparecem muito produzidas e com artifícios de beleza e acho um absurdo. A criança é linda por natureza e sua beleza deve ser exibida desta forma. Os nossos jurados prestam atenção exatamente nisso."

Ricardo Cavalcanti, membro das sociedades brasileira e norte-americana de cirurgia plástica, também afirmou ter ficado abismado com tais informações, achando inconcebível a ideia de aplicação de botox em crianças.

O cirurgião explica que o procedimento é feito para paralisar alguns grupos musculares faciais e, no caso dos pequenos, que estão em fase de crescimento, os problemas causados podem ser até mesmo irreparáveis.


"Por ser uma substância feita para paralisar, mesmo que temporariamente, isso pode acarretar bastante nos desenvolvimento de alguém de, por exemplo, 10 anos de idade. Não existem estudos comprovados sobre isso, mas tenho certeza de que é um censo médico comum, uma lógica. Nenhum médico de respeito aceitaria fazer o procedimento numa criança", ressalta Cavalcanti.

O bom senso por parte dos pais sempre deve prevalecer, tendo em vista a boa educação das crianças e, principalmente, a conservação de sua saúde e infância.

Por Carolina Pain (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: crianças infância beleza crianças