Amigo secreto também entre familiares

Com a aproximação do Natal, muitas pessoas vão as compras para presentear quem amam. Familiares, companheiros, amigos, colegas de trabalho. Uma saída para economizar na hora de dar presentes, é a participação de uma brincadeira que surgiu há muito tempo. De acordo com o Wikipédia, teria origem nos costumes e tradições dos povos nórdicos. Essa brincadeira se popularizou a partir de 1929, justamente quando houve uma grande depressão e as pessoas não tinha dinheiro para presentear a todos. Era a saída para que todos que dela participassem, pudessem sair com presentes.

Hoje existem variantes da brincadeira:

Amigo Chocreto - Ideal para grupos de amigos chocólatras, pois os presentes podem ser apenas chocolates.

Amigo da Onça - Quem participa dessa variante pode esperar, o presente que vai receber é algo que não gosta ou uma verdadeira inutilidade. É também conhecido de Inimigo Oculto.

Amigo Caneca - Cada participante presenteia com uma caneca que lembra o sorteado.

Amigo Secreto Chinês - Nessa proposta objeto é o presente e não o amigo. Estipula-se um valor para o presente e cada participante compra um presente, sempre tendo em mente que ele pode vir a ficar com o presente ao final. O presente deve estar embrulhado de forma a impedir que os participantes saibam o conteúdo da embalagem. Para iniciar o jogo sorteiam-se números para cada um dos participantes. Por exemplo, se 15 pessoas estiverem participando, números de 1 a 15 serão distribuídos para os participantes.

Aquele que sortear o número 1 será o primeiro a pegar algum dos presentes. O número 2 terá o direito de pegar o presente da mesa ou "roubar" o presente do número 1. Caso isso aconteça, o primeiro terá o direito de escolher outro presente da mesa. E assim vai seguindo: o terceiro pode escolher o presente do primeiro ou do segundo ou o da mesa.

O jogo termina quando o último número (nesse caso, o 15) escolhe o presente da mesa ou, se preferir roubar de alguns dos participantes, escolhe o presente de qualquer um dos números. Nesse caso, o último azarado será obrigado a pegar o presente da mesa, não importa qual for. Uma regra importante: cada pessoa poderá trocar o presente somente uma vez.

Essa versão também é conhecida como "Desapego"

É uma brincadeira muito comum em escolas e no trabalho. Mas, ultimamente vem sendo cada vez mais comum entre familiares.

Ano passado (2009), Bete e Pedro aguçaram um desejo meu ao revelar que na família de Pedro todos os anos brincam de Amigo Secreto. Para este Natal, já conversei com todos irmãos e cunhadas. Vamos realizar a brincadeira! Será sem dúvida uma forma de todos receberem presentes de Natal. E todos já concordaram. Precisam ver como estão minhas sobrinhas, ansiosas em saber quem irá sortear o nome delas... rsss.

Esse primeiro combinado é necessário, para saber os nomes de todos que irão participar da brincadeira. Em seguida, é estipulado uma data para o grande sorteio, onde todos descobrirão quem cada um irá presentear. E, o grande dia da troca de presentes será na noite de Natal, antes da ceia.

Que tal brincar com sua família também? Escolham uma variante, ou inventem um com suas regras, e tornem o momento mais agradável para todos os presentes na noite de Natal.

Comente

Assuntos relacionados: dicas curiosidades artigo