Amigo secreto - errou no presente?

amigo secreto

As festas de final de ano estão pipocando em todo canto, restaurante, bar e salão de empresa. Na maioria delas, a brincadeira que reina é o amigo secreto. Se o nome no papelzinho é de alguém próximo, bingo, fica fácil acertar o presente. Mas e quando o amigo é mesmo tão secreto que você não sabe o gosto e pior, não faz a menor idéia do que comprar?

Fica fácil quando há uma lista de presentes em que todo mundo coloca o que gostaria de ganhar e facilita a vida dos menos criativos. Mas quando nem lista e nem opções fechadas salvam o final de ano, a coisa pode ficar feia.

Rute Duarte da Silva, responsável todo ano pela festa de onde trabalha, também se encarrega do presente do presidente da empresa. “Tem coisa mais impossível do que comprar presente para o chefe? E quando a gente acha que ele não merece então? Todo ano é uma função”, diz ela. Rute lembra de quando montou para o “big boss” uma super cesta de natal, cheia de produtos caros e gostosos - e acha que foi o presente que mais gostou.

Segundo ela, que é praticamente especialista em amigo secreto (já participou de mais de 40), nunca dê lingerie - mesmo se o fulano for muito íntimo. “Quem recebe fica com cara de pastel”, comenta. “E esse negócio de vale-livro, vale-cd, não tem coisa pior. Se a pessoa trabalha com você, e mesmo assim não a conhece direito, tente descobrir alguma coisa sobre ela. O que vale mesmo é surpreender o amigo secreto”.

Na lista dos mimos a serem evitados - e para não transformar Papai Noel em King Kong -, evite meias, cuecas, calcinhas, cd de banda ruim, eletrodomésticos, guarda-chuva com cara de guarda-sol e gravata com desenho de natal. Assim, você salva o amigo de abrir aquele sorriso amarelo na frente de todo mundo.

E já que esse é o assunto, quer saber a origem da expressão “presente de grego”? Para quem não sabe, o termo vem sim da Grécia. Na Guerra de Tróia, eles resolveram presentear o inimigo com um cavalo enorme de madeira. Apenas depois que o presente estava dentro da linha do oponente é que o tal cavalo se mostrou um presentão às avessas: estava cheio de soldados dentro!

Por Sabrina Passos (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: natal fim de ano presentes amigo secreto