Alimentação saudável e que agrada

Alimentação saudável e que agrada

O Vila Filhos sabe como é difícil oferecer aos pequenos uma alimentação saudável e que agrade. Por isso, pegamos dicas com gerente de nutrição do HCor - Hospital do Coração em São Paulo, Rosana Perim. As ideias dadas por ela são bem práticas e nós separamos inclusive opções de pratos que vão agradar a criançada em casa.

De acordo com a nutricionista, ter uma alimentação variada e balanceada, que garanta o fornecimento de energia e todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças, é fundamental.

Entre as ações que os pais podem fazer para incentivar a ingestão de alimentos saudáveis é tentar deixar as preparações apetitosas para o consumo. Inclua desde frutas frescas como morango, banana, maçã, pêra, salada de frutas, até gelatina, bolo preparado com flocos de aveia, bolo de cenoura, biscoitos caseiros integrais, sucos e água de coco.

"Usar a criatividade decorando os pratos é uma alternativa para chamar atenção das crianças menores. Fazer uma flor com parte do tomate ou montar um boneco com ovo cozido, por exemplo, pode auxiliar a prender a atenção da criança para a alimentação correta. Para os maiores, o ideal é introduzir verduras e legumes na massa e no recheio de tortas, preparar pastéis assados e recheados com verduras e queijo, fazer sobremesas à base de iogurte desnatado ao invés de creme de leite e chantilly, colocar torradinhas de pão integral nas saladas e queijo magro ao invés de parmesão são algumas sugestões", explica Rosana.

Para saber quanto de cada alimento consumir, a nutricionista afirma ainda que é preciso seguir os princípios básicos da pirâmide alimentar escolar. Ou seja, os alimentos estão distribuídos na pirâmide em seis níveis, de acordo com o nutriente que mais se destaca na sua composição.

No topo da pirâmide estão as gorduras, óleos, molhos para saladas, azeite, margarina e doces em geral. Estes alimentos fornecem calorias e poucos nutrientes. Devem ser consumidos com moderação e presentes na preparação dos alimentos. Abaixo deste, estão os grupos de alimentos ricos em proteínas, cálcio, zinco e ferro. São principalmente os de origem animal como leite, queijos, iogurtes, carnes, aves, peixes, ovos e leguminosas (feijão, ervilha, soja, lentilha e grão de bico). No nível seguinte, encontram-se os alimentos de origem vegetal como as verduras, legumes e frutas. São importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras. Na base da pirâmide estão os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade, porque fornecem mais energia para o corpo. As principais fontes são os pães, cereais e massas.

Para inovar o cardápio e promover uma boa alimentação para seus filhos:

- Alimentos de todos os grupos: ofereça na alimentação aqueles que forneçam proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e sais minerais;

- Proporção adequada de alimentos: os alimentos que compõem a alimentação da criança devem, no seu todo, atender às necessidades nutricionais diárias;

- Variar sempre que possível os alimentos: variar o consumo de alimentos é uma estratégia importante para obter todos os nutrientes necessários e para tornar as refeições mais divertidas e gostosas. Evite a monotonia.

Rosana sugeriu diversas refeições saudáveis e que agradam as crianças, confira:

Almoço e Jantar

- Arroz e feijão, bolinho de carne, cenoura refogada, salada de alface com tomate e milho e Romeu e Julieta (queijo c/ goiabada);

- Macarrão gravatinha com atum, tomate, orégano e azeitonas, chuchu refogado, salada de alface com ricota e tomate e salada de frutas;

- Arroz e feijão, rolinho de frango ensopado, batata bolinha sauté, salada de alface com tomate e queijo e gelatina colorida;

- Arroz e feijão, hambúrguer de frango com molho, creme de milho, salada de tomate com ervilhas e banana assada c/ canela;

- Lasanha de frango desfiado com queijo e legumes ao molho vermelho e espinafre picadinho refogado, salada de alface com tomate cereja e beterraba e flan de morango;

- Arroz e feijão, bife à parmegiana, batata sorriso assada, salada de alface com milho e ervilhas e pudim de chocolate;

- Penne ao sugo, chester desfiado gratinado, chuchu refogado, salada de alface com tomate cereja e gelatina com maçã;


Lanche

- Bisnaguinha com geléia de morango, leite com achocolatado e maçã;

- Bolo chocolate, chá de pêssego e banana;

- Pão integral com queijo polenguinho, suco frutas e bombom;

- Mini pão francês com peito de peru e queijo prato, água de coco e bananinha;

- Bolo de fubá, iogurte morango e pêra;

- Barra de cereal e vitamina de frutas;

- Cachorro quente, chá mate e salada de frutas;

Por Larissa Alvarez

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