Alimentação saudável deve fazer parte do lanche escolar

Alimentação saudável deve fazer parte do lanche es

Na volta ou início das aulas, uma das dúvidas das mães é como preparar uma lancheira saudável e ao mesmo tempo chamativa para seus filhos. Como a maioria das crianças adora uma guloseima, como bolacha e salgadinho, e faz cara feia na hora de comer uma fruta ou um legume, a missão fica quase impossível.

"O lanche escolar saudável é uma grande dificuldade na alimentação infantil. É difícil para a mãe unir praticidade com qualidade e mais difícil ainda é a criança aceitar o que foi colocado na lancheira. Muitas vezes, o prático não é o mais saudável, mas são o que as crianças preferem", alerta Rosana Perim, gerente de nutrição do Hospital do Coração de São Paulo.

Variar os tipos, as cores e as quantidades dos alimentos colabora muito para que a alimentação dos pequenos fique ainda melhor. "Essa é uma estratégia importante para obter todos os nutrientes necessários e para tornar as refeições mais divertidas e gostosas", indica.

As mães então devem dar preferência aos alimentos que forneçam energia e nutrientes para que a criança seja saudável e se desenvolva bem. De acordo com Rosana, alimentos de todos os grupos devem estar presentes nos lanches. "Procure oferecer na alimentação comidas que forneçam proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e sais minerais".

Ela garante que uma criança com uma boa alimentação brinca mais, aprende com mais facilidade na escola, cresce e se desenvolve melhor. Mas diferentemente do que muitas mães pensam, banir completamente as guloseimas da dieta infantil não é uma boa opção.

"Nenhum alimento deve ser proibido. Proibir o consumo de determinados alimentos, como bolachas recheadas e salgadinhos não é a melhor conduta. A moderação, tanto nas quantidades como na qualidade, é o que deve ser feito", diz Rosana. O ideal é evitar a monotonia e variar o máximo possível as opções de lanches e as cores para que a criança sinta prazer e deseje comer.


- Coloque sempre uma fruta na lancheira

- Não se esqueça do carboidrato, responsável pela energia (pães integrais, pão tipo bisnaguinha, barra de cereais, biscoitos integrais e bolos sem recheio)

- Evite os biscoitos recheados e tipo waffle, pois contém maior teor de gorduras. E se optar por biscoitos, não coloque o pacote inteiro, evitando assim um consumo maior de calorias

- Prefira as geleias de frutas e queijo tipo "polenguinho" para passar no pão, por não precisarem de refrigeração

- Evite os salgados fritos e folhados - prefira os assados

- As bebidas com achocolatados possuem muita gordura e açúcar. Evite colocá-los todos os dias na lancheira e alterne com suco de frutas, água de coco e chás.

Por Juliana Guastella (MBPress)

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