Alimentação saudável: como preparar a lancheira das crianças

Nutricionista dá dicas para preparar o lanche das crianças na volta às aulas
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As aulas voltaram com tudo para devolver a rotina de estudos e atividades aos pequenos. E, nessa época de correria, uma das maiores dúvidas dos pais é como preparar uma lancheira com alimentos saudáveis, gostosos e, principalmente, atrativos para os filhos.


Para ajudar nesta tarefa saudável, a nutricionista Roseli Ueno deu algumas dicas para a montagem da lancheira e acabar de vez com as suas dúvidas. Confira.

1- Prepare frutas picadas em potes (pode usar manga, salada de frutas, kiwi, carambola, melancia, melão, ameixas, pêssegos);

2- Evite produtos industrializados como sucos de caixinha, bolachas de pacote;

3- Mantenha os alimentos refrigerado em uma lancheira que mantenha a temperatura, se for, por exemplo, usar iogurtes; 

4- Troque os salgadinhos de pacote por amêndoas, nozes, pekan, castanha de caju, castanha do pará sem sal, eles oferecem fonte e gordura boa, Omega 6, e fortalecem mais o organismo da criança;

5- Mande na lancheira barras de cereais ou barras de frutas como bananada sem adição de açúcar;

6- Frutas desidratadas como maçã, abacaxi, etc. são boas opções;

7- Água de coco natural ou de caixinha de uma boa marca - hidrata e repõe minerais, e tem menos calorias. Verifique no rótulo também se não tem adição de açúcar na versão que diz ser 100% natural;

8- Faça sanduíches feitos com pães integrais, saladas de recheio, queijo, requeijão, presunto magro, peito de peru. Coloque também uma folha de alface, cenoura ralada, tomates, assim é possível melhorar o consumo de fibras no dia e ensinamos e estimulamos a comer verduras sempre;

9- É preciso ensinar a criança a tomar água e não confundir a sede com a fome, evite deixar a criança “matar” a sede com sucos industrializados adoçados, refrigerantes, sucos naturais com açúcar;

10- Planeje a semana para não ter que montar a lancheira com o que tem em casa e muitas vezes não são frutas, bolos feito em casa, etc.

11- Evite deixar a criança comer frituras na cantina da escola;

12- Não compre só que a criança gosta. Os pais precisam educar a criança a comer de tudo, a experimentar, porque será muito fácil errar na lancheira. Crianças gostam de doces salgadinhos de pacote, bolachas, etc.;

Vale lembrar que uma boa alimentação é imprescindível para o bem-estar físico, além de contribuir efetivamente na vida social e emocional do seu filho. 

Por Thamirys Teixeira

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