Alimentação adequada na infância

Alimentação saudável na infãncia

A carência nutricional na infância é preocupação constante dos pais. Além de prejudicar o bom andamento dos pequenos na escola e nas atividades normais do dia-a-dia, causando desânimo, ainda pode acarretar doenças como obesidade e anemia.

O Dr. Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração defende que é importante iniciar a formação de hábitos alimentares assim que as crianças são apresentadas aos alimentos, ou seja, quando abandonam o leite materno.

O fato das crianças ficarem muito tempo na escola, ou fora dela, pode desencadear uma série de inquietações por parte dos pais. Nesse período é fundamental atentar-se para a alimentação adequada, pois “Desnutrição e obesidade podem parecer que estão em sentido oposto, no entanto, obesidade é um tipo de desnutrição. As pessoas confundem obesidade com saúde, quando, na verdade o obeso pode estar muito mais doente que o desnutrido. Obesidade causa doença cardiovascular, diabetes, problemas de coluna e muitas outras doenças graves”, explica nutrólogo do HCor.

Os pais devem elaborar um cardápio rico em nutrientes com alimentos saudáveis e refeições em horas certas e sem exageros. “Altere o cardápio a cada refeição, mas não apresente todas as novidades de alimentos de uma só vez. Varie a seleção de carboidratos, que dá a energia para as crianças nas atividades diárias, as proteínas, que são essenciais para o crescimento e desenvolvimento dos pequenos e os alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, responsáveis pela manutenção e o bom funcionamento do corpo”, alerta Magnoni.

O ideal é montar uma pirâmide de alimentos e abrir algumas exceções ao longo da semana. “Escolha um dia da semana para a criança se divertir nas guloseimas, mas sem exagero, pois com o excesso de doces e frituras com o tempo ela pode apresentar doenças como obesidade”, salienta o médico.

Ele recomenda que, sempre que possível, introduza o azeite na alimentação das crianças, pois é um alimento funcional natural, com alto teor de gordura monoinsaturada o que aumenta o colesterol bom (HDL).

A dica é que os pais abusem da criatividade e introduzam aos pratos infantis alimentos coloridos para chamar a atenção das crianças. Uma sugestão é decorar as refeições, para atraí-las.

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Por Karina Conde

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