Ajude seu filho a superar a timidez!

[img=1]

Filhos muito tímidos preocupam mães e pais. O que aparenta ser um comportamento normal para a idade pode, em determinados casos, atrapalhar o desenvolvimento da criança.

No livro “Timidez - Como ajudar seu filho a superar problemas de convívio social”, os psicólogos norte-americanos Andrew R. Eisen e Linda B. Engler falam sobre o que os pais podem fazer para ajudar seus filhos a livrar-se das amarras sociais e a encontrar uma boa convivência ao lado da família e dos amigos.

Especializados no tratamento de ansiedade infantil, os autores utilizam personagens reais para exemplificar como e porque uma criança pode desenvolver problemas de relacionamento. E oferecem dicas simples para os pais observarem seus filhos: A criança interpreta erroneamente as observações alheias? Acredita que tudo acontece por sua culpa? Perde o controle emocional inesperadamente?

Os autores explicam as características de diversos tipos de comportamentos, como o bullying (agressão que leva a vítima ao isolamento social), as doenças de fundo neurológico, como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (que se caracteriza por sinais repetitivos de desatenção, inquietude e impulsividade) e a depressão bipolar (que gera drásticas mudanças de humor).

O objetivo do livro é abrir caminhos para a compreensão da verdadeira natureza das dificuldades sociais e emocionais das crianças. É uma excelente fonte de consulta não só para os pais, mas também para professores, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.

Por Karina Conde

Comente