Adolescentes lêem mais do que assistem TV

Adolescentes lêem mais do que assistem TV

Foto: FreeDigitalPhotos http://bit.ly/JHVdLe

Com o objetivo de conhecer melhor as preferências dos adolescentes, o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) promoveu uma pesquisa para saber qual atividade ocupa mais tempo dos jovens. Dentre as opções estavam: ver TV, ouvir rádio, navegar na internet e leitura (livros, revistas e jornais).

Ao todo, 6.265 internautas votaram e, como já era esperado, a supremacia da web ganhou disparado, com 57,86%. Porém, o mais curioso é que depois da internet, o segundo hábito mais freqüente entre os adolescentes é ler, apontado por 25,59% dos entrevistados. Assistir TV ficou na terceira posição, com apenas 10,79%.

Para a colaboradora da área de treinamento do Nube, Aline Correia de Araújo, a internet, sem dúvida, é um agente facilitador, mas é necessário bom senso e disciplina. "Esses jovens nasceram na era da tecnologia, com as respostas à distância de um clique. As gerações anteriores precisavam frequentar as bibliotecas ou realizar pesquisas mais profundas, no entanto hoje, tudo se encontra no Google", explica.

Ela destaca outro fator decisivo para tal resultado. "Com as redes sociais é até natural eles passarem a maior parte do tempo livre, nesse meio", destaca.

De acordo com Aline, muitas vezes, para os estudantes, a leitura se faz necessária por conta da escola e faculdade. "Nos treinamentos aconselhamos os jovens a buscarem conteúdos variados para ler. Afinal, um profissional atualizado, bem preparado e capaz de falar sobre vários temas será um diferencial no mercado de trabalho", ressalta.

Por último, ficou a alternativa de se escutar rádio, com 5,76% dos votos. Ainda mostra a presença ativa desse meio de comunicação na vida das pessoas.


Diante de tais resultados, os selecionadores do Nube acreditam que o maior segredo é a habilidade de separar horários para cada. "Não é um problema ficar na web, entretanto, é preciso saber dosar para isso não atrapalhar as demais atividades, como os compromissos da universidade e o relacionamento com as outras pessoas", comenta Aline.

Por Carmem Sanches

Comente

Assuntos relacionados: adolescentes leitura tv hábitos internet

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?