Acampamentos: dicas para os pais

Acampamentos crianças

Férias escolares. Quando os pais estão trabalhando, o jeito é arrumar uma vasta programação para a criançada. Desde cursos de férias até acampamentos.

Nesses lugares opções de lazer é que não faltam. No acampamento Peralta, por exemplo, tem até parque aquático e até uma espécie de prancha que fica presa aos pés para se movimentar na água.

Roberta Munoz Garcia, orientadora educacional, diz que os acampamentos são uma boa alternativa para o desenvolvimento de autonomia das crianças. "Além da socialização e interação nos grupos, o local ainda trabalha um pouco das futuras responsabilidades, como arrumar sua própria cama, cuidar de seus pertences, entre outras atividades do dia-a-dia”.

Conforme a orientadora é imprescindível que a família da criança vá conhecer o local, antes da escolha. As recomendações e referências também são importantes. ”Existem acampamentos em que os pais podem participar da rotina durante a visita, inclusive conversando com os instrutores”.

Na hora de optar por acampamentos bate aquela insegurança para muitos pais, um sentimento que também influencia os filhos. Neste caso, o bom e velho diálogo resolve. "É muito comum o casal passar certa insegurança aos filhos, quando não têm a certeza de que querem mandar, ou não, o filho dormir fora de casa. Por isso é melhor abrir o diálogo familiar para pesar bem a decisão de ir ou não", aconselha.

Tomada a decisão é hora de arrumar as malas. Geralmente, os acampamentos fornecem uma lista do material necessária. Roberta lembra de sempre separar roupas práticas, sempre duplicadas pelo número de dias e identificadas com o nome da criança.

Peraltas

(11) 3035-1900

Veja também:

Alfabetização financeira nas férias

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: filhos crianças férias