A Primeira Menstruação

Um dos assuntos mais delicados e que toda a mãe tem preocupação em conversar com a filha é aprimeira menstruação. Não adianta adiar ou fingir que esse papo não precisa acontecer, já que mais cedo ou mais tarde você precisará enfrentar esse problema. É muito importante que você se informe bem para pode passar tudo com calma e tranquilidade para a sua filha.

Os primeiros indícios de que a sua filha vai menstruar virão por volta dos 9 anos de idade. A primeira menstruação ou menarca acontece entre os 9 e os 14 anos de idade. Os seios dela começarão a crescer e os pelos pubianos aparecerão. A cintura começa a ficar mais fina e o corpo toma forma.

Este processo varia de menina para menina; umas demoram mais, outras demoram menos então não fique alarmada se as colegas da sua filha já tiverem menstruado e a sua filha ainda não. É um processo natural que depende do organismo dela.

A conversa sobre a primeira menstruação não deve ser, em hipótese alguma algo assustador; por isso mesmo nem mencione a dor ou gravidez. Ela pode pensar que agora a vida dela mudou para pior e não é isso o que acontecerá.

Você deve explicar que isso é natural, acontece com todas as mulheres. Explique para ela que a menstruação é uma fase de transição para a vida adulta e que com isso ela começa a se transformar e se preparar para a vida adulta e quem sabe, futuramente ser mãe. Mas nunca relacione menstruação com gravidez, isso pode assustar a sua filha.

A transformação do corpo é a preparação para a vida sexual e o amadurecimento físico e psicológico dela. O corpo e a mente se transformam para essa nova fase da vida. Isso não significa algo ruim; é uma evolução para melhor. Sempre a lembre disso.Essa conversa, sempre antes de ocorrer a menstruação, quando você perceber os primeiros sinais da menarca é que vai dar tranquilidade para que ela enfrente essa situação com naturalidade.

É bom você explicar que o sangramento que ela vai ter todo o mês é resultado do desprendimento das células da parede do útero dela. Cada ciclo é mensal e dura de 3 a 7 dias, com um intervalo de 28 dias entre um ciclo e outro. Assim ela não se assusta achando que está machucada ou que vai ficar fraca com a perda de sangue.

É interessante também, na hora que acontecer a primeira menstruação você verificar se ela não está constrangida antes de fazer ?festa? ou contar para todos os parentes. Ela pode se sentir envergonhada que outras pessoas, além de você saiba que isso aconteceu. A única coisa que não pode acontecer é o assunto não ser comentado ou ainda ser tabu na sua casa.Neste momento a sua filha precisa de muita conversa compreensão e apoio e não de festa ou que você fique emocionada com a menarca dela. Ela está passando por muitas mudanças e precisa do seu apoio.

Caso você queira que um profissional explique a situação melhor para ela, ou você se sentir confusa, não hesite em levá-la ao ginecologista. Ele pode auxiliar você nessa hora.

Comente