A polêmica dos achocolatados

A polêmica sobre achocolatados: lanche saudável ou

Foto/ Reprodução site The New York Times

Alguns nutricionistas dizem que leite com chocolate é perfeito para o lanche escolar das crianças, mas o jornal The New York Times publicou uma matéria em que afirma que os pais estão preocupados com o açúcar nos leites aromatizados.

Os achocolatados fornecem uma mistura muito necessária de cálcio e vitaminas, uma alternativa saudável para sucos açucarados e refrigerantes. Mas algumas pessoas afirmam que os leites aromatizados, com os seus açúcares, também contribuem para a epidemia de obesidade infantil mundial.

Nos Estados Unidos alguns distritos escolares têm tentado retirar leite com sabor de suas cafeterias, mas estudos mostram que muitos alunos simplesmente ignoram completamente o leite quando não têm o aromatizado como uma opção.

A indústria do leite anunciou que a partir de setembro, o leite com chocolate terá menos calorias e menos açúcar, o que acalanta o coração de alguns pais americanos. As mudanças afetarão a grande maioria dos distritos escolares do país (EUA).

Um relatório da Associação de Nutrição Escolar revelou que quase 96% dos distritos escolares oferecem aos alunos o leite aromatizado. A questão do leite aromatizado foi destacada pelo chef Jamie Oliver, durante um protesto contra o leite com chocolate e alimentos processados em cantinas escolares em sua série de televisão da ABC, "Revolução Jamie Oliver de Alimentos". Ele observa que os copos de leite com chocolate tem quatro colheres de chá de açúcar.

Este ano, o Los Angeles Unified School District votaram a favor da proibição do leite com chocolate e morango servido em escolas públicas. Depois, é claro, de intensa pressão do Sr. Oliver e pais de crianças do distrito que exigiram e protestaram. O consumo médio diário de leite por aluno, por sua vez, caiu bastante nas escolas onde apenas leite branco foi oferecido.


Vivian Godfrey, presidente-executivo do grupo MilkPEP, afirmou para o jornal que a indústria do leite quer fazer a sua parte garantindo que o leite seja apreciado e consumido como refeição."Não importa se simples ou com aromas, leite contribui para que muitos nutrientes vitais à dieta de uma criança", disse.

Por Catharina Apolinário

Comente