A importância de crianças brincarem ao ar livre

A importância de crianças brincarem ao ar livre

Foto - Shutterstock

Em uma época em que a maioria das crianças passa quase que 100% do tempo livre jogando videogame, vendo televisão ou mexendo na Internet, vale lembrar a importância de ter um tempo ao ar livre também! É o que aponta o estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Regina, no Canadá.

De acordo com Lee Schaefer, um dos autores da pesquisa, brincar ao ar livre pode incentivar os jovens a serem mais ativos e saudáveis. Pode parecer meio óbvio, mas com tantas distrações tecnológicas disponíveis atualmente, às vezes as crianças realmente se esquecem que existe um mundo lá fora para ser explorado.

Para o estudo foram analisados 306 jovens entre 9 e 17 anos, os quais tiveram que registrar quanto tempo passavam ao ar livre depois da escola e também contar seus passos, literalmente. Aqueles que passavam mais tempo fora de casa experimentaram 20 minutos mais de atividades físicas.

"O que é realmente importante sobre o estudo não é apenas mostrar que as crianças estão se movendo mais, mas também que elas estão se movendo de forma moderada a vigorosa", disse Schaefer.

Além disso, o pesquisador ressalta a importância de se ter uma política com atividades ao ar livre aplicadas por escolas para o período de aulas - afinal, com o passar dos anos a tendência é que o jovem passe mais tempo dedicado aos estudos e, consequentemente, tenha menos tempo livre e menos tempo ao ar livre.


Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: benefícios de brincar ao ar livre