A hora de tirar a fralda

Por volta dos 2 anos de idade, começam os desafios para a criança e os pais, e um dos mais árduos é ensinar aquele que ainda chamávamos de bebê, a usar o banheiro.

Quando a criança já fala, esse trabalho facilita bastante, porém, se ela se comunica bem com os pais, também é possível desfraldá-la nessa idade.

Independente do mês de aniversário da criança, o ideal é iniciar o aprendizado na primavera e no verão, em cidades de pouco frio, no outono, e não no inverno, onde haverá um desconforto maior para ambas as partes...para a criança que ficará molhadinha no frio e para a mamãe, que deverá ter um belo estoque de roupas de inverno, que além de tudo demoram para secar no varal.

Em média, a criança levará de 2 a 3 meses para controlar a urina e as fezes sozinha, mas com sorte, alguns tiram de letra em 1 ou 2 semanas.

Assim que tomada essa decisão, não se deve colocar a fralda na criança para nada, para sucesso da missão, o risco é total...

Ela irá fazer diversas vezes por dia no chão, no sofá, e na primeira semana, só nos resta ter paciência e tentar aprender o horário da criança se ela não pedir, passando a levá-la nesses horários.

Quando trocar a criança, não deve a todo momento dar um banho e confortavelmente reiniciar a brincadeira, deve-se gerar um desconforto para que ela ache interessante o uso do vaso sanitário. Lave-a com água em temperatura fria, fora do chuveiro, se possível, algumas vezes, deixe-a suja uns minutinhos, e sempre tente levá-la ao banheiro após as escapadinhas, para ver se não tem mais nada... não se esqueça de elogiar sempre as idas espontâneas!

Quanto a fralda noturna, é interessante que a criança não repare que está usando, coloque-a logo que ela dormir e tire antes dela acordar. Assim que a fralda amanhecer seca por uns 3 dias, pare de usar.

Essa é apenas uma das batalhas que travará com seu pequeno, porém os dois devem vencer! Boa sorte!

Michelle Maneira é pedagoga, com pós-graduação em psicopedagogia e especialização em tecnologias educacionais, professora de educação infantil da rede pública.

Comente

Assuntos relacionados: filhos crianças mães michelle maneira fraldas