A boa Mãe é aquela que vai se tornando desnecessaria .....

A BOA MÃE É AQUELA QUE VAI SE TORNANDO DESNECESSÁRIA COM O PASSAR DO TEMPO."

VARIAS VEZES OUVI DE UM AMIGO ESSA FRASE, E ELA SEMPRE ME SOOU ESTRANHA.

ATÉ AGORA. AGORA QUE MINHA FILHA ESTA CRESCENDO E COMEÇA A DAR VÔOS-SOLO. CHEGOU A HORA DE REPRIMIR DE VEZ O IMPULSO NATURAL MATERNO DE QUERER COLOCAR A CRIA DEBAIXO DA ASA, PROTEGIDA DE TODOS OS ERROS, TRISTEZAS E PERIGOS. UMA BATALHA INTERNA HERCÚLEA, CONFESSO. QUANDO COMEÇO A ESMORECER NA LUTA PRA CONTROLAR A SUPER-MÃE QUE TODAS TEMOS DENTRO DE NÓS, LEMBRO LOGO DA FRASE, HOJE ABSOLUTAMENTE CLARA. SE EU FIZ O TRABALHO DIREITO, TENHO QUE ME TORNAR DESNECESSÁRIA.

ANTES QUE ALGUMA MÃE APRESSADA VENHA ME ACUSAR DE DESAMOR, PRECISO EXPLICAR O QUE SIGNIFICA ISSO. SER "DESNECESSÁRIA" É NÃO DEIXAR QUE O AMOR INCONDICIONAL DE MÃE, QUE SEMPRE EXISTIRÁ, PROVOQUE VÍCIO E DEPENDÊNCIA NOS FILHOS, COMO UMA DROGA, A PONTO DE ELES NÃO CONSEGUIREM SER AUTÔNOMOS, CONFIANTES E INDEPENDENTES.

PRONTOS PARA TRAÇAR SEU RUMO, FAZER SUAS ESCOLHAS, SUPERAR SUAS FRUSTRAÇÕES E COMETER OS PRÓPRIOS ERROS TAMBÉM.

A CADA FASE DA VIDA, VAMOS CORTANDO E REFAZENDO O CORDÃO UMBILICAL...

A CADA NOVA FASE, UMA NOVA PERDA E UM NOVO GANHO, PARA OS DOIS LADOS, MÃE E FILHO.

PORQUE O AMOR É UM PROCESSO DE LIBERTAÇÃO PERMANENTE E ESSE VÍNCULO NÃO PARA DE SE TRANSFORMAR AO LONGO DA VIDA.

ATÉ O DIA EM QUE OS FILHOS SE TORNAM ADULTOS, CONSTITUEM A PRÓPRIA FAMÍLIA E RECOMEÇA O CICLO. O QUE ELES PRECISAM É TER CERTEZA DE QUE ESTAMOS LÁ, FIRMES, NA CONCORDÂNCIA OU NA DIVERGÊNCIA, NO SUCESSO OU NO FRACASSO, COM O PEITO ABERTO PARA O ACONCHEGO, O ABRAÇO APERTADO, O CONFORTO NAS HORAS DIFÍCEIS.

ESSE É O MAIOR DESAFIO E A PRINCIPAL MISSÃO. AO APRENDERMOS A SER "DESNECESSÁRIOS", NOS TRANSFORMAMOS EM PORTO SEGURO PARA QUANDO ELES DECIDIREM ATRACAR."

Fabiana Lyra.

Comente