8 dicas para falar de sexo com seus filhos

sexo filhos

Foto - Shutterstock

É importante que todo pai converse com seus filhos sobre sexo. Um relacionamento saudável com os pais ajuda os adolescentes a encarar melhor essa fase de descobertas da vida. Você sabe como conversar com seus filhos para orientá-los em uma vida sexual mais segura? A gente te ajuda.

1 - Fale sobre o álcool

Nessa fase muito adolescente acha que o álcool vai ajudar a ficar mais solto, alegre e enfrentar as coisas novas. Mas não é bem assim. Explique que as bebidas alcoólicas prejudicam o discernimento e o julgamento crítico, tira a sensibilidade da pele e as respostas aos estímulos sexuais ficam mais lentas.

2 - Indique um médico

Se mostre disponível, mas sem pressão. Diga que estará lá para ajudá-lo, mas que se ele preferir, pode tirar as dúvidas com um médico. Caso eles queiram recorrer à internet, lembre que é preciso checar a qualidade do site antes de confiar nele.

3 - Conheça o próprio corpo

Indique que é preciso de conhecer para lidar bem com o sexo. Não condene a masturbação e insira nele o hábito de consultas periódicas com ginecologista e urologista.

4 - Direitos iguais entre meninos e meninas

Lembre que uma mulher pode andar com camisinha na bolsa sem problemas, e que homens e mulheres tem os mesmo direitos a respeito da vida sexual. Rompa estereótipos e vença preconceito de gênero.

5 - Quebre a timidez

Os adolescentes podem se mostrar tímidos para conversar de sexo com os pais, então você pode inserir o assunto comentando algo que viu na TV ou na internet, além de dividir experiências.

6- Fuja da pressão do grupo

Oriente seus filhos a fazer as coisas no tempo deles, e não sucumbir às conversas do grupo de amigos. É importante desenvolver a autoestima e autoconfiança.

7 - Respeite a si mesmo e ao outro

O seu "não" deve ser respeitado, assim como o do outro. Ensine seu filho a não forçar uma relação e respeitar a vontade do outro, além de não fazer nada sob pressão.

8 - Preservativo em todas as relações

Lembre que é importante usar preservativo em qualquer tipo de relação, inclusive na oral. Oriente que é preciso usar desde o início do sexo e em todas as relações, pois é possível engravidar desde a primeira vez.


Por Ana Gissoni

Comente

Assuntos relacionados: sexo adolescentes conversa filhos

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?