7 hábitos negativos que os pais devem abolir

paisfilhoshabitos

Foto - Shutterstock

Você pode ler todos os livros sobre crianças, mas quando o bebê chega, as coisas acontecem bem diferente daquilo que você previa. Os pais precisam ter em mente que o cérebro das crianças funciona como esponjas e tudo o que vivem, reflete em suas atitudes futuras. Veja alguns hábitos negativos que devem ser evitados.

1 - Superproteção

Faz parte da infância cair, se machucar e conviver com isso. Crianças são arteiras e com as dores aprendem também os limites.

2 - Mentir

Ok, a infância é recheada de mitos, mas vale alimentar apenas os que fazem bem para o imaginário da criança. Papai Noel e Coelhinho da Páscoa, ok! Homem do saco, não. O mentir também inclui aquelas fingidas que você dá para "proteger" a criança. Isso só afeta o emocinal da família.

3 - Online, offline

Quando estiver com seus filhos, que tal aposentar um pouco o celular e as redes sociais? Dar atenção aos pequenos é muito mais prazeroso.

4 - Ressaltar os erros da crianças

Uma coisa é ensinar o que é o certo a fazer. Outra coisa é criticar quando a criança faz errado. Aprenda a diferenciar os dois. Crianças muito criticadas crescem com a baixa autoestima.

5 - Cobranças

Ninguém é perfeito, muito menos o seu filho. Pense sempre que ele já faz o melhor dele e é isso que deve ser levado em conta.

6 - Culpa

Ela chega no mesmo momento que nos tornamos pais. Mas remoê-la só faz mal para a relação de vocês. Esqueça. Novamente vamos bater na tecla: ninguém é perfeito.

7 - Forçar aptidões

Não é por que os filhos das suas amigas amam a aula de futebol que seu filho deve amar também. Pode ser que ele prefira música ou judô. Entenda isso.


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: crianças desenvolvimento pais hábitos