7 alimentos essenciais no cardápio infantil

Veja os alimentos que contribuem para o desenvolvimento das crianças
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foto: iStock/© Tetyana Rusanova

A gente sabe como é importante desde cedo preparar uma alimentação saudável e nutritiva para o desenvolvimento das crianças. Mas quais alimentos não podem faltar nesse cardápio?

A seguir mostramos quais os principais nutrientes desses alimentos essenciais na vida dos pequenos e como substituir de vem quando. Veja!


Arroz e feijão – essa combinação de grãos é fundamental na vida das crianças em razão dos aminoácidos. O arroz também é uma ótima fonte de energia e ajuda na absorção de todos os nutrientes do feijão, que é rico em ferro e vitaminas do complexo B. Você pode substitui-los de vez em quando por purê de batata!

Cenoura – a cenoura é rica em vitamina A, importante para saúde dos olhos e da pele. O melhor é servir cozida para aproveitar o betacaroteno. Você pode alterná-la com a beterraba.

Carne – essa importante fonte de proteína também fornece diversos nutrientes importantes para o desenvolvimento da criança, como ferro e zinco. Você pode substituir às vezes por frango ou peixe.

Ovo – o ovo é extremamente importante para a formação do cérebro. Comece oferecendo a gema cozida (um quarto, a partir dos 8 meses). A clara costuma ser recomendada depois do primeiro ano, porque pode causar reações alérgicas. Prefira o ovo orgânico ou o caipira, por causa da quantidade de hormônios. Prepare cozido, mexido ou pochê. 

Brócolis – o brócolis possui ativos que ajudam a combater inflamações, fortalece os ossos, mantém o sistema nervoso saudável e auxilia na digestão. Ofereça cozido ou no vapor. Você também pode substitui-lo por repolho ou couve-flor. Se a criança não costuma aceitar m o sabor, você pode colocar na sopa ou misturar com o arroz.

Sardinha – os peixes em geral fornecem uma boa quantidade de cálcio e ômega 3, auxilia na formação dos músculos e dos ossos e ainda protege o coração. Dá pra substituir por atum ou salmão. 

Iogurte - outra fonte de proteínas e cálcio., ajuda a equilibrar o trato gastrointestinal, importante para absorver os nutrientes.

Por Jessica Moraes

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