5 dicas para fazer seu filho ajudar nas tarefas domésticas

Veja coisas que seus filhos podem fazer para ajudar na organização da casa
filhos tarefas de casa

Menos tempo cuidando da casa e mais tempo para você! Foto:iStock/Imgorthand

É típico da chefe de família moderna reclamar da falta de tempo. Só quem é mãe sabe que, não é nada fácil conciliar horários e arranjar tempo para trabalhar, dar atenção para os filhos - muitas vezes marido e casamento - e ainda por cima cuidar da casa!

Você, mulher dedicada e cheia de afazeres também merece um tempo para dedicar a si mesma. E todas sabemos que com ajuda dos filhos, por exemplo, tudo pode ficar ao menos um pouco mais fácil. Pequenas situações como toalha molhada em cima da cama, brinquedos e materiais espalhados, roupas jogadas no chão e pratos sujos na pia podem ser evitados quando convencemos os filhos a ajudar nas tarefas domésticas.


Recente levantamento do IBGE apontou que 62,2% das meninas entre 5 e 17 anos têm o costume de realizar tarefas domésticas. No caso dos meninos esse número cai quase que pela metade: apenas 36,7% ajudam em alguma atividade diária. O Dr. Marcelo Reibscheid, pediatra do Hospital São Luiz e criador do portal Pediatria em Foco, orienta os pais com dicas que estimulam os filhos a serem mais participativos. Saiba mais:

1 - Descubra o que eles gostam de fazer 

Permita que eles escolham o que mais se identificam."Dar certa liberdade aos filhos e elogiar sempre o trabalho deles é fundamental para alcançar o objetivo e principalmente para uma relação harmoniosa", alertou Reibscheid.

2- Trace uma rotina

A rotina da casa e da família é o que faz com que tudo se organize melhor. Estipular horários para obrigação e para o lazer pode evitar que a criança ou o adolescente se sinta perdido ou sobrecarregado.

3 - Mostre possibilidades

Lavar ou secar a louça costuma ser o grande fantasma para os filhos. Opte por mostrar outras possibilidades a eles como ensinar a preparar um prato que a família consuma com frequência. Assim você pode estipular que, naquele dia da semana, quem cuida do almoço é ele.

4 - Brinquedos espalhados

Quanto aos brinquedos existe uma técnica que funciona muito bem. Brincou, guardou. Os pais podem até ajudar no caso de crianças menores, mas é importante que elas aprendam que após o uso tudo deve voltar ao seu lugar.

5 - Roupas pela casa

Um dos maiores incômodos dos pais é quando os adolescentes deixam roupas espalhadas pela casa. Uma dica para estimular a arrumação é exatamente o oposto da organização: experimente deixá-las exatamente no mesmo lugar! Isto serve para que seu filho não tenha mais o que vestir quando for necessário. Assim que chegar o momento, ele mesmo falará sobre o assunto e dará abertura para uma boa conversa.

Por Thamirys Teixeira

Comente