10 dicas para seu filho ser um empreendedor!

filho empreendedor

Shutterstock

O Colégio Internacional Anhembi Morumbi disponibilizou 10 dicas para ensinar aos pais desenvolverem a postura empreendedora dos filhos. Confira!

1 - Resiliência - Incentive a criança a buscar alternativas na solução dos diferentes problemas, a lidar com as adversidades desde coisas simples como arrumar o guarda roupas até as próprias atividades escolares. Quando algo não der certo, existem outras formas de fazer. Não deu pra pesquisar na internet, pesquisa na revista, no jornal, etc.

2 - Motivação e Autoestima - Motive sempre que julgar necessário, usar expressões do tipo "você vai conseguir", "nem sempre conseguimos da primeira vez", " tente novamente" nas mais diversas situações.

3 - Cooperação e colaboração - Dê exemplos e incentive a colaboração e cooperação. Como eu posso ajudar o outro? Posso dar uma carona, ensinar o amigo a fazer uma lição de casa, ajudar a mãe a arrumar a mesa.

4 - Organização e planejamento - Cobre ações de organização e planejamento na sua casa. Procure orientar como arrumar o quarto, como deixar a mala mais organizada para encontrar os itens que procura e oriente como deve planejar seus horários e atividades. Horário para estudar, ler agenda com antecedência.

5 - Autocontrole - Exercite e Pratique junto com os familiares o contar até dez. quando surgir alguma discussão ou desentendimento em casa, sugira parar para pensar e depois voltar a assunto.

6 - Curiosidade - Ajude a criança a descobrir coisas novas. Seja uma nova musica de um cantor que ela goste ou os pratos favoritos no país do cantor X. Despertar a curiosidade é uma forma de desenvolver o espirito de investigação fundamental para a pesquisa.

7- Negociação - Ao buscar administrar e resolver as diferenças procure estabelecer procedimentos que atendam aos interesses das partes envolvidas, minimizando o desgaste e os gastos desnecessários. Se a conta de celular esta muito alta, crie procedimentos para reduzi-la: horário para acessar internet, reduzir o numero de SMS, pesquisar planos mais econômicos, etc.

8 - Sustentabilidade - Ao explicar o porquê devemos separar o lixo para reciclagem, explique o processo como um todo e não apenas que devemos colocar em latas distintas. Explicar que o papel vem das árvores, que é possível reutilizar as garrafas pets em vários produtos, que é possível fazer telhas com caixinhas tetrapak, faz com que a criança entenda o processo dos produtos como um todo e não apenas a parte que ele utiliza.

9 - Inovação - Permita que a criança faça propostas de mudanças no roteiro do caminho, no supermercado que vocês frequentam, no filme que desejam assistir desde que ela tenha uma opinião a respeito. Treine que ela pense em novas possibilidades para as ações do cotidiano, isso ajuda a "pensar fora da caixa".

10 - Liderança - Trabalhe a comunicação das ideias da criança e o respeito às opiniões contrarias as suas. Ela precisa saber aceitar as suas limitações e as dos outros. Explique os porquês para que ela aprenda a defender a sua opinião e quando necessário complementar a sua opinião com as ideias dos outros. Administrar a rotina familiar de uma forma onde todos possam se expressar e onde tenha uma figura liderando, pelo menos, cada uma das situações.

Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: filhos educação empreendedorismo