10 dicas para escolher a escola das crianças

10 dicas para escolher a escola das crianças

Foto: Dreamstime

Escolher uma nova escola ou a primeira escola que seu filho vai estudar requer atenção e algumas observações a serem feitas. Esta decisão vai influenciar o futuro e o crescimento das crianças, portanto, deve ser feita a partir de uma reflexão familiar, levando-se em consideração uma série de fatores. O Vila Filhos traz dez dicas para ajudá-la a escolher a escola das crianças.

1- Antes da visita busque o site da escola para avaliar os valores apresentados pela instituição, a sua missão e visão divulgadas como diferenciais. A informação deve ser coerente com as impressões que a visita ao local deva despertar. Levante também as classificações obtidas pela instituição em rankings nacionais. Isto será muito útil mais adiante.

2- Realize a visita à instituição de ensino durante o período de aulas, é sempre bom verificar qual o tratamento dispensado por funcionários aos alunos, no dia a dia do colégio, em questões pedagógicas e disciplinares. A atitude do aluno também reflete o meio em que se insere, sendo importante a observação de sua postura dentro do ambiente escolar.

3 - Verifique a limpeza do pátio e corredores, principalmente após os intervalos, aproveite para visitar os banheiros e observar quais as condições apresentadas. Uma escola que desenvolve conceitos de cidadania junto aos discentes, resolve melhor a questão do ambiente, e é claro que isto é fundamental na formação de nossos filhos.

4- Observe quais são as condições de acessibilidade que o colégio mantém para portadores de necessidades especiais, um ambiente que preza, verdadeiramente, o espírito democrático e acesso às minorias deve ter um planejamento espacial bem desenvolvido.

5- Durante a visita converse com o funcionário sobre os valores que o colégio divulgou em seu site, verifique se realmente são conhecidos, se estão em sintonia com as práticas, ou foram, simplesmente, colocados de forma mercadológica. Uma instituição de ensino deve ter a mesma preocupação no desenvolvimento de seu cliente interno e externo.

6- Ao conversar com a coordenação, verifique qual a prioridade estabelecida em relação a capacitação contínua de seus professores, existe uma política interna que envolva este processo? Quais os cursos mais recentes realizados pelos profissionais do estabelecimento?

7- Verifique como a instituição se programou para receber seus novos alunos. Existe um programa de integração, previamente definido, para auxiliar na socialização e respeito àquele que passa a integrar o corpo discente? Ou apenas a rotina se traduz em convocar o aluno um dia antes para apresentar o colégio?

8- Converse com o coordenador sobre as estratégias adotadas pela instituição para aumentar o contato de seu aluno com o meio cultural, mecanismos que incentivem uma prática regular em atividades que se desenvolvam fora dos muros escolares. Solicite a programação cultural do colégio do ano anterior para análise.

9- Questione como o colégio se organiza na separação de alunos em turmas: quais os pressupostos utilizados? Como se trabalha a recuperação na instituição? No próprio período de aulas ou em horários alternativos? As respostas serão indicadoras para se verificar se o local está de acordo com a visão da família.

10- Associe o que foi visto durante a visita no colégio aos projetos apresentados pela coordenação, pergunte se há conscientização sobre reciclagem do lixo com os alunos, associe com que se observou no pátio: disposição de lixeiras com cores diferenciadas, utilização correta pelos alunos das lixeiras com o material de descarte. Verifique se o discurso reflete o dia a dia ou apenas utiliza termos politicamente corretos.


Por final reflita sobre o que viu e perceba, uma escola não precisa apresentar muitas atividades extracurriculares, ou manter uma arquitetura "faraônica", contudo deve ser coerente entre o que propõe e o que pratica. Cuidado com o excesso de "maquiagem", pois pode esconder a falta de uma proposta pedagógica mais consistente. Escolhendo a escola certa você torna o ensino do seu filho proveitoso e divertido. E você mãe, tem alguma dica para escolher a escola das crianças?

Por Catharina Apolinário

Comente