Primeira vez na escola: dicas para crianças da Educação Infantil

Mesmo se a criança não chorar, o apoio dos pais é imprescindível! Entenda como fazer deste momento tão importante mais leve e alegre para seu filho(a)
pré escola educação infantil primeiro dia

Foto: iStock

A escola é um lugar de encontro. Neste espaço de convívio, o contato dos filhos com outras crianças e adultos fora do círculo familiar ajuda a na construção da identidade dos pequenos. 

É o primeiro de muitos inícios na vida das crianças da Educação Infantil (antiga pré escola) , além de ser um acontecimento para a família. Neste momento, os pais partilham da experiência de verem seus filhos ingressarem num ambiente coletivo e convivem com sentimentos de ansiedade, receio e satisfação. Para a criança, grandes desafios pela frente: o ingresso no novo ambiente, a separação dos pais e o conhecimento do outro.


Neste sentido, os pais ocupam papel importantíssimo. Todo o apoio, interesse, ajuda e motivação que demonstram segurança, fazem a diferença. A criança enfrentará o "primeiro dia na escola" e, cada uma a seu tempo, aprenderá que a separação dos pais é momentânea. À medida que ela for percebendo, que sua mãe (adulto de referência) a deixa na escola e volta para encontrá-la, que os dias vão seguindo certa rotina, os vínculos com as professoras vão se estabelecendo. A criança passa a se sentir segura no novo ambiente e participa mais ativamente das atividades da escola demonstrando que venceu o período de adaptação.

Para cada criança, o processo de adaptação é único. Há crianças que desde o primeiro dia ficam tranquilas e confiantes junto de seus professores e, com o passar dos dias, aceitam ficar algumas horas sem a presença do acompanhante. Algumas parecem estar adaptadas logo no primeiro dia, mas, nos dias que se seguem "regridem" no processo; outras resistem muito a se separar da pessoa conhecida. Todas essas diferenças são esperadas, e uma grande contribuição para essa fase é contar com a tranquilidade dos pais.

As Coordenadoras Pedagógicas da Educação Infantil do Colégio Renascença, Tânia Barbosa Martin e Mindla Fleider apontam as dicas práticas para uma melhor adaptação de alunos novos:

1) Não mude a rotina de seu filho.

pré escola educação infantil primeiro dia

Foto: iStock

Neste período evite trocar de cama, tirar fraldas ou mesmo a chupeta. O ingresso na escola já será um exercício de adaptação considerável.

2) Tenha um encontro com a professora antes do início das aulas

pré escola educação infantil primeiro dia

Foto: iStock

Isso é muito positivo, pois além de conhecer mais a fundo a educadora que cuidará de seu bem mais precioso, é uma oportunidade para relatar todos os detalhes sobre seu filho como: músicas que costuma cantar, programas que assiste, sua alimentação e sono, palavras que só os pais reconhecem, entre outros.

3) Jogos podem ajudar

pré escola educação infantil primeiro dia

Foto: iStock

 Se ele já tiver experiência em outra escola e for maiorzinho, peça para levar um jogo para ensinar aos amigos ou um livro que saiba contar a história.

4) Conversa, sempre!|

pré escola educação infantil primeiro dia

Foto: iStock

As crianças que foram preparadas para sua entrada na escola parecem entender melhor o processo de adaptação. Os pais podem e devem conversar com seus filhos sobre a escola, contando-lhes, inicialmente, sobre os professores e seus nomes, sobre as outras crianças, os brinquedos do parque, as histórias, as brincadeiras e depois, sobre as atividades vividas em classe.

5) Crianças não se expressam só com choro

pré escola educação infantil primeiro dia

Foto: iStock

Nem sempre a ausência de choro significa que a criança não sinta a separação. Converse diariamente com seu filho. Pergunte sobre os acontecimentos do dia.

6) Seja receptivo

pré escola educação infantil primeiro dia

Foto: iStock

Para que o vínculo com os professores seja estabelecido, o apoio dos pais é fundamental. Quando procurados pelo filho, os pais devem ser receptivos, sem dedicar-lhe atenção exagerada que o desvie do que acontece em sala de aula.

7) Se não puder acompanhar, passe estas dicas!

pré escola educação infantil primeiro dia

Foto: iStock

Caso os pais não possam permanecer no colégio nesse período de adaptação, qualquer adulto, com quem a criança tenha vínculos de confiança e respeito, pode acompanhar o aluno. Porém, este deve ser orientado das posturas adequadas.

8) Colabore para a independência da criança

pré escola educação infantil primeiro dia

Foto: iStock

O estabelecimento de vínculos de confiança entre o aluno e os adultos que fazem parte do espaço escolar é o principal foco deste momento. Evitem colocar a criança no colo ou começar brincadeiras com ela. O importante é que ela possa aproximar-se do grupo e, conseqüentemente, envolver-se nas situações propostas.

9) Seja regular

pré escola educação infantil primeiro dia

Foto: iStock

A regularidade no acompanhamento da criança é importante para uma adaptação mais tranqüila e sem retrocessos.

10) Mantenha contato com a escola

pré escola educação infantil primeiro dia

Foto: iStock

O contato permanente dos pais com os professores e equipe de coordenação garante os avanços na adaptação das crianças. É necessário esclarecer que quem estabelece a passagem de um momento para o outro é a professora ou coordenadora, que estarão presentes, observando e orientando os pais e colocando-se à disposição para eventuais dúvidas ou necessidades que surjam.

Por Thamirys Teixeira

Comente