Viagem com crianças - quais documentos levar?

Saiba aqui quais documentos você é obrigado a levar em viagens nacionais e internacionais
viagem crianças documentos

istock/© romrodinka

Viajar com as crianças é sempre uma experiência maravilhosa, tanto para os filhos, como para os pais. Mas afinal, qual documentação levar na hora da viagem?  

Para te ajudar nesta tarefa burocrática e evitar frustrações, separamos informações importantes que você precisa saber antes de colocar o pé na estrada, seja em viagens nacionais ou internacionais. Vamos lá?

Viagens nacionais

Com apenas um dos pais

Não é necessário emitir autorização de viagem, só a identidade ou Certidão de Nascimento.

Com os pais

Para viajar com os pais, crianças e adolescentes precisam portar a carteira de identidade ou a Certidão de Nascimento original para comprovação de parentesco.

Com tutor ou parentes

Crianças viajando com avós, bisavós, irmão, tios ou sobrinhos maiores de 18 anos precisam portar documento original com foto que comprove o parentesco.

Menores desacompanhados

Crianças menores de 12 anos viajando com acompanhante sem parentesco precisam de autorização de viagem por escrito *, assinada pelo pai e pela mãe, com firma reconhecida em cartório. Adolescentes, de 12 a 18 anos, podem viajar sozinhos em território nacional.

Viagens internacionais

Com apenas um dos pais

Para crianças viajando somente com o pai ou com a mãe, o outro deverá autorizar por escrito*, com firma reconhecida em cartório por autenticidade, por semelhança ou por escritura pública. A regra vale mesmo se os pais estiverem indo para o mesmo destino, mas em voos diferentes. Caso uma das partes não puder dar a autorização, é preciso requerer a autorização judicial em uma Vara da Infância e da Juventude.

Com os pais

Para viajar com os pais, menores de 18 anos precisam carregar passaporte ou, se for para os países da América do Sul, carteira de idade original. O novo passaporte brasileiro (azul) não tem informações de paternidade, portanto, é preciso apresentar o documento de identidade no check-in.

Menores desacompanhados

Crianças e menores de 18 anos viajando sem os pais precisam de uma autorização de viagem por escrito*, assinada por ambos os pais, com firma reconhecida em cartório. Caso uma das partes não puder dar a autorização, é preciso requerer a autorização judicial em uma Vara da Infância e da Juventude.

* Com informações do IG

Por Thamirys Teixeira

Comente