Saiba como ajudar as crianças com as novas regras da Língua Portuguesa

Veja aqui dicas para ajudar as crianças a se adaptarem às novas regras
nova ortografia para crianças

Istock/© DragonImages

Hoje o papo é com as mamães! Porque ser mãe significa frequentar o maior curso de formação superior imposto pela vida - na marra. Fato é que, com ou sem vocação, as mães aprendem e acumulam mesmo as mais diversas funções que se somam às ditas atividades remuneradas. Assim, além de profissionais, são motoristas, cozinheiras, enfermeiras, psicólogas, decoradoras e, claro, professoras! Esta última, para mim, a mais desafiadora e deliciosa parte, ainda mais quando o assunto em pauta é a Língua Portuguesa (sempre sofro demais quando meus meninos vêm pedir explicações sobre Matemática, verdadeiro horror!!!).


Mas, acompanhar o estudo da gramática com as crianças nos últimos tempos não tem sido tarefa fácil para muitas mães. As regras do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que entrarão definitivamente em vigor a partir de 2016 no Brasil, já vêm sendo utilizadas nas escolas e empregadas pelos meios de comunicação e livros didáticos há um bom tempo. Ainda assim, há mães que, na hora de sentarem para auxiliar seus pequenos nas tarefas escolares, sentem-se completamente perdidas no tempo. E, quer saber? Estão!

Sim, é preciso atualizar-se! Primeira dica: corra para a livraria. Ah, o passeio é delicioso, eu garanto! Sou capaz de passar horas em uma delas apenas folheando livros, lendo prefácios, contracapas... Mas, neste caso, nossa missão é encontrar um bom dicionário e uma gramática completa que esteja atualizada de acordo com as novas regras do nosso idioma. Não, você não irá dividi-los com as crianças. Eles serão seus. Leia-os aos poucos, vá familiarizando-se com as diferenças que encontrará em relação à sua época escolar. Quando tiver um tempo (lembre-se que tempo significa interesse!) faça alguns exercícios! O mais importante não é decorar as regras, mas entendê-las; desta forma, não há como esquecê-las.

Você verá que o aprendizado ocorre muito rapidamente e, junto com os filhos, começará a se divertir bastante, afinal, vivemos em um mundo rodeado por letras, seja em anúncios, placas, folhetos... E, com elas, milhares de erros ortográficos engraçadíssimos. Inclusive vários que envolvem as novas regras da Língua Portuguesa. 

A partir daí promova brincadeiras com as crianças. Todos saem ganhando! Quando forem ao restaurante, por exemplo, que tal algo do tipo "quem encontra mais erros de português no cardápio"? E, para descontrair, não peça ao garçom um suco de cajú, pois o correto é caju; já se a opção for de maracujá, com acento, beba à vontade! Como prato principal, que tal um bom filé, com acento agudo? E para terminar, um chazinho de erva-doce, com hífen e bem pouco açúcar!

Adriana Cocco é jornalista e professora, adora bater papo e escrever sobre a comunicação entre as pessoas. É daquele tipo a quem você acaba de ser apresentada, mas parece que já conhece há anos! E espera sempre sua participação nesta coluna por meio do adrianacocco@hotmail.com !

Comente

Assuntos relacionados: Adriana Cocco lingua portuguesa