Pintura nas férias - dicas de materiais alternativos

pintura

Shutterstock

A pintura é uma boa sugestão para fazer com que as crianças desenvolvam suas habilidades, além de aprenderem a lidar com diferentes materiais. Nessas férias pode ser uma ótima opção de atividade!

"A experimentação através da arte pode ser considerada e valorizada como parte integrante do cotidiano das crianças, pois constrói conhecimentos e permite compartilhá-los com os outros", explica a pedagoga da Mercur, Márcia Murillo.

Os adultos podem incentivar os pequenos na pintura através de alguns recursos, tais como rolos, pinceis e espátulas, mas a ideia é que além desses objetos, outras formas sejam exploradas.

"Os adultos podem aproveitar utensílios que têm em casa e que iriam ser descartados para construir novos materiais. É uma forma de reaproveitamento e de ensinar as crianças que com criatividade é possível gerar novas possibilidades", indica a profissional.

Sugestões da pedagoga:

- Recortar esponjas em formato triangular e utilizá-las como carimbos;

- Utilizar hastes ou pedaços de algodão como carimbos de bolinhas;

- Usar escovas de dentes velhas como pinceis para fazer variadas formas;

- Passar tintas coloridas em fios de lã ou barbantes e depois colocá-los no papel. (Uma ideia é depois que retirar o fio dobrar o papel ao meio, formando uma imagem abstrata);

- Usar palitos de dente para marcar traços e retas;

- Montar um pincel com um galho e fios de lã, como se fosse uma pequena vassoura.

"Todas essas alternativas são fáceis, divertidas e permitem criar desenhos, pinturas abstratas ou uma mistura de formas", acrescenta Márcia. Os utensílios e produtos de cozinha também podem ser interessantes, como por exemplo, garfos e colheres de plástico, que se explorados ganham novo significado de uso. Os potes de iogurte podem servir para fazerem os círculos, é só passar tinta ao redor de sua base ou na parte de cima e carimbá-las no papel.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: crianças férias pintura