Passar muito tempo em casa causa miopia nas crianças, diz estudo

O problema compromete a visão a partir de uma certa distância. Entenda!
miopia crianças

Foto: Istock

Mais de um BILHÃO de pessoas no mundo sofrem com a miopia. E esta condição está aumentando cada vez mais, já que as crianças passam cada vez mais tempo dentro de casa. Mas como assim? Nós te explicamos! Uma pesquisa feita pela Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, descobriu que passar muito tempo em casa prejudica a visão das crianças, causando miopia. Dá para acreditar?


Os pesquisadores descobriram células na retina que podem levar a miopia quando sofrem disfunções. A disfunção destas células pode estar ligada à quantidade de tempo que uma criança gasta dentro de casa e longe da luz natural. Ou seja, segundo os pesquisadores, passar muito tempo dentro de casa pode causar miopia nas crianças. “Esta descoberta pode levar a novas formas de tratamento e prevenção da miopia”, afirma o autor do estudo e oftalmologista Greg Schwartz, professor da Universidade Northswestern.

De acordo com os pesquisadores, a relação entre miopia e luz dentro de casa ocorre da seguinte forma: As novas células descobertas na retina são extremamente sensíveis à luz e elas também são responsáveis pelo crescimento e desenvolvimentos dos olhos.  Se estas células mandam o olho crescer por muito tempo, as imagens não conseguirão ser focadas na retina, causando a miopia e a necessidade do uso de óculos e/ou lentes de contatos. “Os olhos precisam parar de crescer em um momento muito preciso durante a infância”, afirma Schwartz.

miopia crianças

Foto: Istock

Ocorre que a luz de dentro de casa possui um alto contraste vermelho e verde que acaba estimulando demais as células recém-descobertas levando-as a fazer com que os olhos cresçam excessivamente e assim ocorra a miopia.

Por muito tempo se sabia que a retina continha um sinal para focar a imagem nos olhos e que este sinal era importante para garantir a boa visão das crianças. “Mas por anos ninguém soube qual era a célula que continha este sinal Nós finalmente descobrimos qual é essa célula”, disse Schwartz.

O próximo passo dos pesquisadores é analisar como esta descoberta pode ser utilizada para a prevenção e tratamento da miopia nas crianças.

Comente