Obesidade infantil merece mais atenção dos pais

obesidadeinfantil

Foto - Shutterstock

O número de bebês e crianças pequenas que têm sobrepeso ou obesidade aumentou de 31 milhões, em 1990, para 44 milhões em 2012, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo o Dr. Luiz Vicente Berti, especialista em cirurgia da obesidade do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, o diagnóstico da doença nos pequenos não é feito com o uso do cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal), como acontece com os adultos.

De acordo com ele, é preciso ficar atento quanto aos sinais de alerta."Um exemplo é quando a criança tem gordura acumulada na barriga, "papada" no pescoço e estar bem acima do peso dos colegas", explica.

As causas da obesidade infantil continuam sendo estudadas, mas mudança nos hábitos alimentares, falta de exercícios físicos regulares e incentivo ao consumo de fast food, são algumas das razões apontadas pelo aumento no número de jovens que sofrem da doença.

Além disso, as crianças não brincam mais nas ruas ou nas praças. Muitos pais acreditam que é mais seguro que eles fiquem em casa, brincando no computador ou assistindo à televisão. Cada vez mais sedentários, a tendência é engordarem cada vez mais. E uma criança obesa tem predisposição a se tornar um adulto obeso.

"Uma vez obesas, elas podem sofrer de hipertensão, diabetes, problemas osteoarticulares, respiratórios e acúmulo de gordura no fígado. Sem contar o risco de desenvolverem sérios problemas emocionais, ocasionados principalmente pela vergonha do próprio corpo e pelo bullying realizado pelos colegas", explica.

Diante de um filho que sofre de obesidade, o melhor a fazer é dar o exemplo e alterar a dieta de toda a família. Não adianta os pais se sentarem diante da TV com um pacote de batata frita e uma garrafa de cerveja e dizer que a criança não pode comer chocolate, por exemplo.

"A boa educação alimentar precisa vir dos pais. Mudar os hábitos em casa é o maior ato de amor que os pais podem realizar", completa Dr. Luiz Vicente.

Comente

Assuntos relacionados: filhos emagrecer obesidade obesidade infantil

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?