Jogos auxiliam no ensino da matemática

jogosmatemática

foto reprodução: Escola Santi

A utilização de jogos e brincadeiras pode auxiliar no ensino de diversas disciplinas, como a Matemática.

Para que as crianças avancem em sua compreensão sobre os números, a Escola Santi desenvolve o projeto Jogos matemáticos, em que brincadeiras como "Trilha", "50 casas", "Jogo do Castelo", "Bingo", "Batalha de números", dentre outras, criam situações problemáticas que possibilitam aos estudantes avançarem em seus conhecimentos sobre o universo dos números e das operações, com uma grande troca de experiência entre eles. A experiência é adaptada para todos os níveis, a partir da Educação Infantil.

De acordo com a professora Paula Araújo, cada jogo tem um desafio e um objetivo para que os alunos lancem mão de seus conhecimentos e reflitam junto com os colegas. "Eles fazem previsões de somas que são possíveis para não passar de 20; ponderam na organização das cartas de maneira que formem o maior número possível; pensam no valor de um algarismo dentro de um número e somam mentalmente dezenas", descreve Paula.

A iniciativa ainda propicia interação entre as crianças por meio de desafios enfrentados durante esse trabalho de contagens, cálculos, leitura de números, comparações e composições numéricas. Ao longo dessa troca de experiência, eles aprendem também a negociar, a considerar as opiniões dos outros e a argumentar sobre suas posições.

Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: filhos matemática jogos