Infância Livre: game contra o trabalho infantil

trabalhoinfantilgame

Foto - Reprodução/Youtube

No Brasil, 3 milhões de crianças estão em situação de trabalho. Para alertar a população sobre a exploração de mão de obra infantil, o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou nesta terça-feira (14), o jogo educativo Infância Livre.

O game, para crianças e adolescentes, apresenta vários possíveis cenários de exploração, como lixões, o meio rural e o ambiente doméstico, a fim de mobilizar a sociedade para a erradicação do trabalho infantil.

O projeto é resultado de cooperação entre o MPT na Paraíba e o Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa), de Campina Grande (PB), firmada em 2012.

O processo de criação, animação e programação do jogo, foi desenvolvido pelos estudantes Aleff Ghimel, César Augusto, Aurélio Filgueiras e Valdemir Segundo, sob a supervisão do coordenador do curso, Rodrigo Motta. "O projeto tem essa questão social, ele muda você como cidadão, muda a forma como a gente entende a sociedade. Eu não sabia o que era ou não trabalho infantil. Essa experiência profissional fez com que eu me desse conta do que é certo e errado", afirmou Aleff, um dos estudantes desenvolvedores.

No jogo, são fornecidas informações sobre os prejuízos da prática e sobre os direitos da criança e do adolescente. O Infância Livre está disponível gratuitamente na internet, pelo endereço www.mptgames.com.br/infancialivre, e pode ser baixado em computadores e tablets.

Comente

Assuntos relacionados: crianças