Home office e filhos: dicas para mães que trabalham em casa

Veja abaixo como conciliar a rotina com os filhos ao seu horário de home office
home office filhos

Saiba como conciliar a vida profissional e pessoal no mesmo ambiente. Foto: iStock_DGLimages

Será possível se dedicar ao trabalho e aos filhos na mesma medida? Para quem sabe administrar o tempo a resposta é "sim"! Trabalhar em casa no conhecido "home office" é a solução encontrada por muitas mulheres para suprir as necessidades de ficar com os filhos sem deixar a vida profissional de lado.


Uma pesquisa conduzida pelo LinkedIn com mulheres de 13 países, incluindo o Brasil, indicou que 63% delas definem o sucesso profissional como equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Por outro lado, uma pesquisa da Robert Half, de 2013, aponta que em 85% das empresas, menos da metade das funcionárias retorna à vida profissional após o nascimento de seus filhos.  “As organizações têm muito a perder com esse cenário, já que as mulheres têm se mostrado grandes líderes e com características peculiares como a sensibilidade e a intuição”, afirma Maria do Carmo Marini, consultora CEOlab especializada em Desenvolvimento de Pessoas e Coach.

A solução é boa e cede benefícios para ambos os lados. Porém para quem está de casa talvez outro problema comece a ser recorrente: a constante interferência dos familiares durante o horário de trabalho.

Para lidar melhor com os filhos no período de trabalho veja algumas dicas do VilaMulher:

1- Instrua os filhos sobre o que é home office

É preciso tranquilizar os filhos ao trazer seu escritório para casa. Explique para eles os motivos da mudança e as vantagens. Para envolver as crianças na causa diga que você vai precisar muito da ajuda deles. Seja para ceder um quarto de brinquedos que vai virar escritório ou para juntar os brinquedos do chão, já que um cliente pode chegar a qualquer momento. 

2- Defina regras e limites

Implemente as regras gradativamente. Neste momento a principal ideia é deixar claro que o escritório em casa funciona da mesma maneira que o anterior, como se os pais não estivessem por perto. Você também pode pedir aos filhos para que criem uma sinalização ara pendurar na porta do seu escritório indicando que naquele momento não pode ser incomodado. Isso ajuda a fixar a ideia.

3- Ensine-os a serem independentes

O home office é uma ótima oportunidade para os filhos começarem a assumir responsabilidades extras, como fazer seu próprio lanche, por exemplo. A parte boa é que você vai estar presente para acompanhar os erros e acertos.

4- Cabeça no trabalho

No horário de trabalho esteja 100% presente, em contrapartida quando terminar o expediente é importante se desligar das tarefas profissionais. Procure não atender o telefone ou checar e-mails no smartphone. Caso contrário, vai ser difícil convencer seus filhos de que você dá mais importância a eles do que ao trabalho.

5- Não exponha os filhos a problemas corporativos

Crianças nunca devem se preocupar com questões que não pertencem à sua realidade infantil como o preço das coisas ou a falta de dinheiro, por exemplo. Caso contrário eles podem ser prematuramente imersos em um mundo de preocupações e aflições para os quais não têm estrutura.

6- Não prive-os de serem crianças  

Vale a pena investir em um isolamento acústico para permitir que brinquem sem se preocupar em fazer barulho. Isto porque antes de ser escritório a sua casa é um lar.

Por Thamirys Teixeira

Comente