Dicas para viagens internacionais com crianças

crianças-viagem

Documentação, visto e segurança. Saiba de tudo que é preciso para sair do país sem maiores problemas. Foto - Shutterstock

O Dia das Crianças e a já tradicional "Semana do Saco Cheio" - pausa no calendário escolar, que acontece geralmente em outubro - estão se aproximando. E para aproveitar o tempinho livre, nada melhor que planejar uma viagem para as crianças brincarem bastante e se divertirem.


Mas, viajar com crianças e adolescentes, sempre gera dúvidas e preocupações. Embarcar para viagens internacionais com menores desacompanhados ou menores que viajam em companhia de apenas um dos pais pode se tornar um grande transtorno caso as cautelas necessárias não sejam previamente tomadas.

Para evitar frustrações de última hora no ato do embarque é importante saber que, para deixar o País, é necessário apresentar à Polícia Federal do aeroporto uma autorização de viagem, com firma reconhecida, assinada pelos pais que não estiverem acompanhando o menor. Ainda que os pais estejam presentes no ato do check in no balcão da companhia aérea, o documento é necessário caso eles não sigam viagem com os filhos.

O modelo do formulário de autorização de viagem recomendado pela Polícia Federal pode ser encontrado no site no órgao. O documento deve ser apresentado em 2 (duas) vias originais pois uma das vias será retida pela Polícia Federal. Caso não conste no documento o prazo de validade, a autorização permanecerá válida por 2 (dois) anos.

De acordo com a Resolução nº 131/2011 do Conselho Nacional de Justiça, a autorização deve ser feita por instrumento público ou documento particular com firma reconhecida, por autenticidade ou semelhança.

O reconhecimento de firma feito por autenticidade, com a presença no cartório da pessoa que autoriza a viagem, é, sem dúvida, mais recomendável para essas situações, uma vez que minimiza consideravelmente a possibilidade de ocorrer viagem de crianças e adolescentes em desconformidade com a vontade dos pais.

Por Thamirys Teixeira

Comente