Curativo apertado pode necrosar o dedo

Com apenas 4 anos, uma garota chinesa vai ter o dedo amputado por conta de um curativo muito apertado
curativo apertado

Istock©ekinyalgin

Quem nunca usou um curativo adesivo apertado demais? Seja quando criança ou na vida adulta é comum 'perder a medida' e acabar cortando a circulação do dedo na hora de usar uma bandagem adesivas para curativos (ou simplesmente band-aid).


Infelizmente, para uma garotinha de apenas 4 anos este errinho corriqueiro vai acabar custando os movimentos de uma de suas mãos. A pequena chinesa Wen Wen roeu demais uma de suas unhas e acabou se machucando. Ela foi auxiliada pela sua avó de 60 anos, que preferiu não ser identificada. As informações são do jornal britânico DailyMail.

A senhora colocou um curativo adesivo no dedo da menina e para garantir que ele não caísse ainda amarrou um pedaço de pano em torno do machucado. O que ninguém imaginava era que a força que a avó usou era tamanha que cortou totalmente a circulação daquela região.

Dois dias depois, a menina começou a se sentir cada vez pior, até que foi levada ao hospital. Lá uma surpresa: os vasos sanguíneos do dedo da garota haviam sido danificados, deixando a pele completamente preta.

Segundo os médicos chineses, a unica forma de impedir que o resto da mão da garota sofresse de necrose seria amputando o membro. Chocante, não? 

curativo apertado

©Cen

Ainda de acordo com os médicos, Wen Wen perderá cerca de 5% da função da mão esquerda. Os profissionais afirmaram que não é a primeira vez que um caso como este chega aos prontos socorros da China.

Dicas para fazer curativos em crianças

Como podemos ver, nunca é aconselhado que o curativo seja apertado demais, por mais que a área esteja sangrando. Nós já ensinamos aqui como lidar com machucados de crianças e acidentes caseiros. As dicas incluem como agir nos seguintes casos: objetos engolidos, intoxicação, quedas, cortes profundos, convulsões e queimaduras.

Por Thamirys Teixeira

Comente

Assuntos relacionados: crianças ferimentos curativos saúde