Crianças que cozinham comem mais verduras

Crianças que cozinham comem mais verduras

Seus filhos te ajudam a preparar o almoço? As crianças que ajudam a preparar suas próprias refeições comem uma quantidade significativamente maior de verduras do que as que não se envolvem nessa atividade.

A pesquisa desenvolvida pelo Nestlé Research Center, comparou o que as crianças escolhem para comer quando ajudam a cozinhar suas próprias refeições com o que consomem quando não o fazem. "Descobrimos que as crianças que vão para a cozinha e cozinham com um dos pais comem uma porção bem maior de suas refeições e uma quantidade significativamente maior de verduras", disse a nutricionista Dra. Klazine van der Horst, que liderou a equipe de cientistas que realizou o estudo.

"Os resultados sugerem que envolver as crianças na preparação dos alimentos pode ajudar a desenvolver hábitos alimentares saudáveis e aumentar o consumo de verduras", acrescentou Klazine.

Criando uma refeição

Pediu-se a quarenta e sete pais ou mães, acompanhados por seu filho ou filha com idade entre seis e dez anos, que preparassem uma refeição composta de vários elementos, inclusive frango à milanesa, salada, couve-flor e macarrão.

Metade das crianças no experimento se envolveu no preparo da refeição - fazendo a salada ou ajudando seus pais a passar o frango na farinha de rosca - enquanto as outras crianças brincavam durante o período em que seu pai ou mãe preparava a refeição sozinho.

As crianças que cozinharam junto com um dos pais comeram praticamente 76% mais salada e 27% mais frango, e também consumiram 25% mais calorias em geral.

Saboreando com orgulho

O estudo mostrou que ajudar a preparar uma refeição faz com que a criança se sinta melhor consigo mesma, já que aqueles que ajudaram na cozinha experimentaram emoções mais positivas e orgulho. Os nutricionistas envolvidos no estudo disseram que pode ser benéfico tanto para os pais como para os filhos cozinhar juntos, não apenas por causa do efeito da ingestão dos alimentos, mas também porque os pais e as crianças valorizam o tempo que passam juntos. O estudo revelou que cozinhar para a família fez com que as crianças se sentissem independentes e orgulhosas de si mesmas.


Por Vila Mulher

Comente