Crianças já estão sendo vacinadas contra hepatite A

vacinahepatite

Foto - Shutterstock

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos de hepatite A no mundo, e infelizmente, as crianças estão sendo fortemente afetadas.

Para evitar a doença, o estado de São Paulo passa a ofertar a partir deste mês de setembro a vacina contra a hepatite A destinada às crianças na faixa etária de 12 meses a dois anos incompletos. A vacina já está disponível nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país.

A meta para este ano é imunizar 95% do público-alvo - cerca de três milhões de crianças. No estado de São Paulo, cerca de 616 mil crianças devem ser vacinadas, nos primeiros doze meses de imunização.

A oferta da nova vacina é uma das ações do Ministério da Saúde que marcou o Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. O esquema vacinal preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, prevê uma dose única da vacina.

Entretanto, será feito monitoramento da situação epidemiológica da doença para definir sobre a necessidade de inclusão de uma segunda dose no calendário da criança.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: crianças vacina hepatite