Crianças aprendem sobre esteriótipos de gênero de forma divertida

Afinal, existe profissões de mulheres e de homens? Veja como este vídeo divertido ensina as crianças que cada um pode ser o que quiser
esteriótipos de gênero

Foto: Reprodução/Youtube

Mulher serve para trabalhos leves e homens para o trabalho pesado. É neste esteriótipo que boa parte da sociedade se baseia na hora de deduzir quem deve ocupar cada lugar no mercado de trabalho. Mas você já parou para pensar em quando esse esteriótipo é formado nas pessoas?


A ONG inglesa Inspiring the Future, que conecta escolas públicas e pessoas do mundo do trabalho, descobriu que é entre os 5 e 7 anos que se formam os estereótipos de gênero. Baseando-se nisso, eles lançaram uma campanha em parceria com a agência MullenLowe London com o objetivo de fortalecer o debate sobre a questão de gênero. A professora de uma escola pediu para que seus alunos, entre 5 e 7 anos, desenhassem bombeiros, pilotos de avião e cirurgiões – 61 das figuras retratadas eram de homens, ao passo que apenas 5 representavam mulheres.

Depois que os desenhos terminaram a professora convidou profissionais de verdade para entrarem em sala e conversarem com as crianças. Para espanto delas todos os profissionais eram… mulheres!

Veja o vídeo e a carinha (fofa) e surpresa dos pequenos:

Por Thamirys Teixeira

Comente