Hora de desconectar: como tirar os filhos da internet

Dicas para estimular a saída da internet e o convívio social
crianças-internet

Foto - Shutterstock

Na nossa infância, a reclamação era que vivíamos na frente da TV. Já nos dias de hoje, nossos filhos encontraram um novo vício para passar o tempo: a internet.

São celulares, tablets, computadores, videogames... todo esse entretenimento 'high tech' vem competindo com a vida real de uma forma até, digamos que injusta. Afinal, como as crianças vão descobrir a vida, as brincadeiras e a verdadeira infância sentadas no sofá?


Claro, que um pouco de tecnologia não faz mal a ninguém, não vamos ser extremistas. O fato é que desconectar as vezes é não só recomendado por psicólogos, como necessário.

Para te auxiliar a dar esse 'limite' saudável para as crianças, confira dicas para tirar os pequenos da internet e estimular o convívio social:

Sugira brincadeiras offline

Que tal presentear seu filho com um jogo de tabuleiro, ou um quebra-cabeças? Brinque com ele, riam e divirtam-se! Se não funcionar, você também pode optar por atividades ao ar livre, como um jogo de basquete por exemplo.

Tenha livros físicos

De acordo com um recente estudo da Universidade Harvard, gadgets para ler como o Kindle ou tablets podem afetar o sono. É sempre bom ter várias opções de livros para ler com os pequenos. Além de serem melhor para ler antes de dormir, vai estimular a leitura.

Distrações

Se você ver que seu filho está ficando ansioso sem  a tecnologia, estimule conversas sobre música, esportes ou filmes.

Se tudo der errado, desconecte o WiFi

Sim, a medida é extrema. Mas veja pelo lado bom, com o WiFi desconectado eles mesmos vão encontrar outra maneira de se distrair usando a criatividade.

Por Thamirys Teixeira

Comente