Como fazer as crianças gostarem de matemática?

liçao de casa matematica

Foto - Shutterstock

Na ultima terça-feira (12/08) o pesquisador carioca Artur Ávila Cordeiro de Melo honrou seus estudos. Ele se tornou o primeiro brasileiro a receber a Medalha Fields, considerada por acadêmicos dos Estados Unidos e Canadá como a principal premiação da matemática, equivalente ao Prêmio Nobel.

O estudioso ganhou o mérito não só por conta de sua inteligência, como pelo seu gosto pelos estudos, que começaram desde cedo. Quando criança, pedia aos pais que lhe comprassem livros para explorar ainda mais o universo das ciências exatas.

A paixão do pesquisador, contrasta com um cenário muito diferente. É comum que as crianças dessa geração não gostem de matemática e até tenham aversão a matéria.

Para mudar esse conceito, confira algumas dicas para que os filhos gostem de matemática e até sigam uma história de sucesso no "mundo das exatas".

1. Não reforce a ideia de que estudar matemática é difícil ou chato. Isso desmotiva seu filho e o faz pensar que a disciplina não é importante.

2. Decoreba é coisa do passado: a decoreba está caindo em desuso. É mais importante entender os conceitos envolvidos e racionar a partir deles.

3. Diminua a ansiedade do seu filho fazendo perguntas sobre o que ele já domina e vá aumentando os desafios aos poucos.

4. Devagar se vai longe: estimule o raciocínio de seu filho, mas não indique o caminho para resolver o exercício. A livre descoberta ajuda a fixar a matéria.

5. Se seu filho "empacou" em um exercício, demonstre paciência. Incentive-o a procurar problemas parecidos nos livros.

6. Para acompanhar a matéria, seu filho precisa saber a base do que está estudando. Veja se ele precisa repassar as lições anteriores.

7. É seu número: deixe a disposição da criança jogos e objetos que ajudem a ampliar sua relação com a matemática.

8. Somar esforços para multiplicar a aprendizagem: se seu filho não conseguir avançar na aprendizagem, procure o professor para saber a melhor maneira de ajudar.


Por Vila Mulher

Comente