Como estimular a leitura nas crianças?

leituraestimulo

Foto - Shutterstock

Internet, televisão e games. Hoje em dia, não faltam opções de entretenimento para as crianças. Mas e a leitura? Com tudo isso, ela pode acabar tendo um papel secundário na vida dos pequenos.

Para buscar saber mais sobre o comportamento dos leitores, a terceira edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil - considerada o maior e mais elaborado estudo sobre o comportamento leitor do brasileiro - mostrou o que e quem influencia no hábito de ler. Lançada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), e realizada pelo Ibope Inteligência, a pesquisa divulgada em 2013 revelou algumas mudanças em relação à última edição, de 2007.

No último levantamento, 45% dos leitores apontaram o professor em primeiro lugar quando o assunto é estimular a leitura. Nessa disputa acirrada, a mãe ficou em segundo, com 43%, e o pai em terceiro, com 17%.

Para ensinar este bom habito as crianças, confira algumas dicas importantes que prometem atrair os pequenos ao mundo dos livros:

1. Mostre-se leitora:

Entre os leitores, 22% alegaram que sempre viam a mãe lendo e 27% atestaram que viam de vez em quando; já entre os não-leitores, apenas 10% alegou que sempre via a responsável lendo.

2. Presenteie com livros:

88% dos leitores confirmam que terem sido presenteados com livros foi um grande estímulos para desenvolver o hábito de ler e por prazer.

3. Visite uma biblioteca ou livraria:

A sensação da criança vai ser completamente diferente! Trasformar a biblioteca em um passeio divertido vai ajudar seu filho a se identificar e saber que tipo de livro gosta ou não.

4. Crie um espaço de leitura:

Pode ser onde você quiser. De preferência que seja bem iluminado, arejado e confortável.

O estudo apontou ainda que, o índice de leitura ainda é baixo e há um árduo caminho para reverter esse quadro. Apesar do baixo índice, a pesquisa mostra o quanto o estímulo tem relevância na formação de novos leitores. "Além das políticas públicas, o exemplo deve começar de forma básica: em casa e na sala de aula", finaliza Zoara.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: crianças leitura