Chef prepara receitas para crianças com intolerância alimentar

alimentação

chef funcional Lidiane Barbosa - fotos: divulgação

Como explicar a uma criança de 3, 4 anos que tenha alguma alergia ou intolerância alimentar que ela não pode comer um brigadeiro, uma pizza, um hambúrguer na festa do amiguinho enquanto ela vê todas as outras crianças se deliciando com tais guloseimas? Uma empreitada muito complicada para muitas mães.

É por isso que a chef funcional Lidiane Barbosa atualmente trabalha para deixar a vida dessa garotada muito mais saborosa na hora da alimentação.

"As substâncias proibidas pelos médicos e nutricionistas quase toda mãe sabe de cor, mas o que colocar no lugar delas, que troca fazer de maneira a preservar o paladar e ao mesmo tempo ainda deixar a receita saudável, que é a grande magia da culinária funcional que tento passar para essas mães ", explica a culinarista.

Com a substituição de alimentos e troca de ingredientes, Lidiane mostra que há formas criativas e acessíveis de proporcionar mudanças no estilo de vida das pessoas.

alimentação

Maria Clara, filha de Lidiane Barbosa, cozinhando - foto: divugação

O cardápio criado por ela envolve principalmente o uso de biomassa de banana verde (espessante natural de sabor neutro) no lugar dos clássicos creme de leite, maionese e leite condensado, além de ingredientes naturais como leites vegetais (extraídos de castanhas, amêndoas, macadâmia), linhaça, chia, quinoa, amaranto, entre outros.

Também é característica da culinária funcional de Lidiane a substituição de farinha de trigo por farinhas de arroz, grão-de-bico, amêndoas, mandioca, féculas de batata, amido de milho e outras, e temperos funcionais têm vez, a exemplo do açafrão, cardamomo, cúrcuma. O resultado origina receitas tão gostosas quanto às tradicionais, muitas vezes até adaptações de receitas de família, mas muito mais saudáveis. A torta de brócolis, por exemplo, é uma versão inspirada no famoso empadão de frango, porém com a introdução da verdura, no lugar da ave e tofu em substituição ao queijo.

Lidiane viaja por todo o Brasil para ensinar e divulgar os ingredientes funcionais. "Poucas pessoas sabem como substituir um ingrediente industrializado ou rico em gordura, açúcar ou glúten por uma alternativa funcional, que realça o sabor, previne doenças e o envelhecimento. Cito como exemplos a semente de chia, que tem muito mais ômega3 que o salmão e o espinafre, mais rica em cálcio que o leite de vaca", conta.

"Pode parecer romantismo da minha parte, mas entrar na casa das pessoas e poder ensiná-las a comer com saúde é algo muito especial pra mim. Para essas pessoas, mais do que uma alimentação especial, é preciso cozinhar com carinho, amor e sabor" diz Lidiane.


Por Vila Mulher

Comente