7 dicas para manter a regularidade do sono nas férias

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As férias escolares já começaram e a garotada já está aproveitando os dias de lazer. Porém, é importante lembrar que, a alteração da rotina de horários e do sono podem comprometer o bom funcionamento do organismo, já que, o relógio biológico estava acostumado às atividades do dia-a-dia, pertinentes ao período letivo. E com a mudança brusca, é inevitável que ele fique desregulado.

De acordo com a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, é comum, nesta época, as crianças ou os adolescentes dormirem tarde e acordarem mais tarde ainda, comerem em horários diferentes do habitual ou, até mesmo, esquecerem de fazer uma ou outra refeição.

"O o resultado é um sono de má qualidade ocasionando alterações dos hormônios vitais ao organismo, entre eles, o cortisol, o hormônio do crescimento (GH), a leptina e melatonina que, também, ficam consequentemente desregulados", explica a especialista.

Mas, ainda segundo a consultora, nem tudo está perdido. Para que o corpo não sofra exaustivamente as consequências da mudança de horários e, para que as férias também possam ser aproveitadas de forma merecida, vale a pena ficar por dentro de algumas dicas:

1. Aproveite bastante os dias de folga, mas evite exageros. Procure manter o horário regular para dormir, acordar e fazer as refeições. É importante lembrar que, para o bom funcionamento do organismo, o melhor é sempre manter uma rotina;

2. É importante lembrar que o momento de descanso é sempre bem-vindo. Na privação dele, ocorre uma série de alterações no organismo que contribuem para o surgimento de dores no corpo ou estresse, devido a diminuição na secreção de substâncias, como por exemplo, a serotonina e endorfina, responsáveis pela sensação de prazer e bem estar;

3. Escolha o travesseiro mais adequado ao seu biótipo e fique atento à postura ao dormir. O travesseiro deve preencher completamente o espaço existente entre a cabeça e o colchão, formando um ângulo de 90º no pescoço, mantendo coluna cervical e lombar sempre alinhada. E se a programação contemplar uma viagem, a dica é: leve sempre o travesseiro na bagagem;

4.Tente relaxar quando estiver se preparando para dormir. Evite fazer ginástica ou jogar vídeo game, por exemplo, pois estas atividades estimulam a produção de adrenalina e impedem que o sono venha com mais facilidade. Ler um bom livro, uma revista ou histórias em quadrinhos é o mais indicado antes de dormir;

5. Para dormir, dê preferência a um ambiente com temperatura agradável, silencioso e escuro. A luz prejudica os ciclos biológicos e interrompe a produção hormonal (cortisol e melatonina), causando a sensação de cansaço pela manhã;

6. Os pais também devem dar o exemplo com hábitos saudáveis de sono, criando um ambiente confortável no quarto e respeitando os horários do relógio biológico;

7. Uma semana antes de terminarem as férias comece a dormir e acordar um pouco mais cedo. Adiante o horário um pouco a cada dia até chegar próximo da hora em que levanta para ir à escola, caso estude pela manhã. A regra também vale para quem estuda à tarde, afinal a rotina precisa ser restabelecida.

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