5 motivos para manter a vacinação das crianças em dia

vacinação-crianças

Foto - Shutterstock

Pai e mãe querem o melhor para seus filhos. Com a segurança da criança em mente é que, desde seu nascimento, se empenham em comprar um berço à prova de quedas, cadeirinha para melhor acomodar o bebê no carro, protetores de quinas e portas. Tudo isso é importante. Mas, sem dúvida, manter a carteirinha de vacinação em dia é a melhor forma de proteger uma criança

A seguir, a imunologista Domicília Castrale, responsável pelo setor de vacinas do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), aponta  razões para estar sempre atento ao calendário de vacinação.

Prevenção de mais doenças:

“Com os avanços da Medicina, hoje em dia é possível ficar imunizado contra um número muito maior de doenças. Algumas delas, inclusive, foram responsáveis pela morte de milhares de crianças no século passado e hoje estão praticamente erradicadas.” 

Volta de doenças erradicadas:

 “Algumas doenças que se acreditava estarem totalmente erradicadas voltaram a assustar em episódios até agora pontuais. Casos de sarampo e de poliomielite foram diagnosticados e acenderam o alerta para que as pessoas não deixem de vacinar suas crianças. Essas doenças estavam ‘desaparecidas’ há muito tempo e não devemos permitir que voltem a pôr a vida de nossas crianças em risco.”

Mãe vacinada na infância, bebê saudável

 “A imunização também protege futuras gerações. Ao vacinar uma menina contra rubéola, estamos evitando que ela possa já adulta contrair a doença durante a gestação e transmitir o vírus ao feto – o que pode resultar em aborto, morte do feto, parto prematuro ou malformações congênitas.”

Vacinas são tão importantes quanto dieta e exercícios

 “Da mesma forma que sabemos que nos alimentar de forma saudável, praticar exercícios regularmente, deixar de fumar, fazer exames anuais de prevenção ao câncer de mama, cólon e próstata, pode fazer toda a diferença no processo de envelhecimento saudável, estar devidamente vacinado é uma importante forma de prevenção. Principalmente nos dias atuais, em que as pessoas viajam mundo afora, conhecendo lugares remotos e outras culturas.”

Evitar custos altos e desnecessários com tratamento de doença

 “Quando a criança não é vacinada devidamente, ela pode se deparar com algumas doenças na fase adulta que não só exigem afastamento dos estudos e do trabalho, como também envolvem custos altos de tratamento e até mesmo de internação. Sendo assim, vale muito a pena participar anualmente das campanhas de vacinação do governo.”


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: vacinação