Vou largar tudo e ficar com meu bebê!

Parece simples e imprescindível, o bebê chegou, o elo foi tão imediato que surgiu um sentimento de que ninguém sabe cuidar do seu bebê como você. Os dias e os meses vão passando e nem mesmo no seu marido ou na sua mãe você confia para deixá-lo... Decide então largar tudo por esse pequeno ser que sem dúvida mudou sua vida! Muitas mães chegam a ter esse sentimento de serem insubstituíveis, porém somente algumas podem se dar ao luxo de decidir largar tudo e virarem simplesmente mães.

Durante o período de amamentação, esse sentimento fica verdadeiro a cada mamada, sugando da mamãe não só o leite, mas atenção, dedicação e muito tempo. O bebê cresce, vai para escola, aprende a ler, e a mãe é sempre a última a perceber que o seu bebê já é uma criança, tem compromissos e alguns deles começam a não incluí-la...

Para algumas, essa fase passa despercebida, se elas já estão com o segundo ou até terceiro filho em casa, já que largaram o trabalho para serem mães, nada mais condizente! Mas independentemente da quantidade de filhos, todos crescerão, e mesmo a mamãe que decide por essa posição, que há algum tempo era a mais usada (muitos de nós tiveram o privilégio do contato com a mãe em tempo integral), não se deve abrir mão de compromissos pessoais, aquele tempo pra você, mesmo que seja a manicure semanalmente, a academia, um chá com as amigas, além do tempo com o marido, que como os filhos, adoram estar a sós com a mamãe.

Mesmo para as mães que abrem mão dos seus compromissos profissionais, existe um mundo enorme além do contato com o filho, e não se deve esquecer isso, pois os filhos crescerão, e por mais que você não concorde, eles vão querer fazer parte de outros universos que não incluem você! Crie muitos universos para você também, e curta o crescimento do seu filho!

Leia também - Até onde as mulheres querem chegar?

Michelle Maneira é pedagoga, com pós-graduação em psicopedagogia e especialização em tecnologias educacionais, professora de educação infantil da rede pública.

Comente

Assuntos relacionados: filhos mãe marido