Transporte seguro

Toda mãe redobra a atenção quando está carregando seus filhos no carro, mas só isso não basta. Muitos ferimentos graves e até mortes de crianças em acidentes de trânsito poderiam ser evitados se os pais as transportassem corretamente nos veículos.

Um bebê nunca deve ser levado no colo em um veículo em movimento, pois em caso de colisão é impossível conseguir segurá-lo. Assentos de segurança para carros existem para isso e, quando bem utilizados, garantem cerca de 70% de eficiência na prevenção de acidentes fatais e ferimentos que necessitem hospitalização.

Há vários modelos de assentos para veículos, por isso o ideal é experimentar para decidir pelo que melhor se adapta ao seu carro e ao tamanho e peso do seu filho.

Até 1 ano de idade (com até 13 kg), a criança pode ser acomodada no bebê-conforto para carros, lembrando que este tipo de assento só pode ser utilizado de costas para o movimento. Vários modelos são práticos e têm a base destacável para que não seja necessário instalá-lo no carro toda vez.

Já os assentos conversíveis podem ser usados por mais tempo. Para bebês, são usados virados para trás e para crianças com mais de 9 kilos virados para frente.

Lembre-se que o sistema de cintos prende no assento de carro e os cintos do veículo prendem o assento ao banco. Não conte com a sorte, pense sempre na segurança dos seus filhos e contribua para que ele crie o hábito de usar cinto de segurança a vida inteira.

Por Karina Conde

Comente