Teatro para bebês - Histórias para en...contar

Teatro para bebês  Histórias para encontar

Betto Marx e Rossana de Marchi. Foto: divulgação.

O teatro é mesmo para todos, para qualquer idade. Até para os bebês. O trabalho dos atores Betto Marx e Rossana de Marchi é prova disso. Eles mergulharam em clássicos infantis e criaram um espetáculo todo especial, para as crianças da primeira infância. "O teatro para bebês é uma vertente do teatro infantil que pesquisa e apresenta formas de contar histórias aos bebês. Por ser uma forma de teatro pouco difundida no Brasil, ainda estamos descobrindo as ferramentas e as possibilidades de se fazer isso" conta.

Ele acredita que uma das maiores características desse tipo de teatro é a utilização fundamental de imagens e sensações. "O importante não é o roteiro em si e sim o que ele pode causar de forma sensorial em nosso público", explica.

O ator conta que a ideia do teatro teve início quando começou a ser difundido no Brasil a história de ‘teatro para bebês’, há alguns anos. Mas tomou força quando companhias europeias passaram por aqui e deixaram claro que esse tipo de peça realmente funcionava. "Mas só conseguimos concretizar essa vontade através de um convite muito especial do SESC São Caetano que está direcionando seus esforços pra criar um público para estas apresentações", conta. O SESC recebeu a peça "Histórias para en...contar", que adaptou clássicos infantis, em agosto, e vai abrir suas portas para ela também em setembro. O projeto deve correr outras cidades, mas ainda não há nada confirmado.

As peças encenadas pelos dois são feitas especialmente para o público de 0 e 3 anos. "O objetivo é que seja realmente voltado aos bebês, para que possamos direcionar os nossos esforços a encantar os menores", diz Betto. "Escolhemos este tema porque esse público ainda não teve contato com as histórias que são tão importantes na formação de qualquer criança. Contamos a história nos utilizando de frases curtas, visto que o foco não é a palavra - contrariando as ‘contações’ convencionais". E eles adoram a reação do público, sempre sincera.

Além dessa inovação, Betto e Rossana, juntamente com o sonoplasta Jonatã Ezequiel, montaram um mundo onde, no final de cada apresentação, os bebês possam tocar e manusear os objetos que fazem parte das cenas. "A ideia é que eles experimentem ao máximo e de todas as formas", diz o ator.

Betto afirma que, além dos bebês, os pais também saem ganhando, mas o foco mesmo são os benefícios para os pimpolhos. "Além de um momento de descontração que permite a integração entre pais e filhos, os bebês experimentam sensações guiadas que auxiliam no desenvolvimento da percepção e da sensibilidade. Sem contar que também estamos preparando os pequenos para o prazer que é ir ao teatro, em qualquer tempo e em qualquer idade", finaliza.


Histórias para En...Contar!

Dia 12/09, sábado, às 11 horas

Sesc São Caetano - R. Piauí, 554 - São Caetano do Sul/São Paulo

Tel.: (11) 4223-8800

Por Tissiane Vicentin (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: filhos bebês cultura teatro infantil