Shantala

Shantala

O contato com o bebê nos primeiros meses de vida é insubstituível, toda mãe sabe disso. A amamentação é uma maneira de aumentar os laços entre mãe e filho, mas especialistas afirmam que o aprendizado acontece também através da pele.

Uma forma para realizar este contato com o bebê através da pele é a Shantala, uma técnica indiana milenar de massagem. Quem acompanha a novela Caminho das Índias, viu na semana passada que as personagens Maya (Juliana Paes) e Duda (Tânia Kalil) fizeram essa massagem nos seus bebês.

A Shantala é uma massagem sensorial e é indicada após o primeiro mês de vida. O objetivo é melhorar o vínculo mãe/bebê, promover o relaxamento e o bem-estar, além de aliviar cólicas ou insônias.

A fisioterapeuta Deborah Supino recomenda para a realização da Shantala que a mãe reserve uma hora diária, escolha um ambiente calmo e quente, já que o bebê ficará totalmente despido. É importante também utilizar um óleo adequado para a pele.

Confira alguns movimentos da Shantala indicados pela fisioterapeuta

Movimentos (realiza 3 a 4 vezes para cada item):

- Com o bebê deitado de costas no chão e totalmente despido: passe a mão sobre o rosto do bebê. Comece pelas sobrancelhas e termine fazendo movimentos ao redor da boca;

- Cruze suas mãos sobre o peito, deslizando-as, movimento que vai do quadril até o ombro oposto, troque as mãos para iniciar o outro lado do quadril.

- Deslizamento das mãos que vai do ombro até a mãozinha do bebê, sempre alternando as mãos e depois vá rosqueando o bracinho, e por fim, massageie as mãos.

- Mesmo movimento dos braços se realiza nas pernas.

- Com movimentos circulares no ventre do bebê, em sentido horário.

- Vire o bebê com a barriga apoiada em suas pernas: movimento de frente e trás percorrendo toda a parte das costas.

- Deslize a mão aberta, desça da nuca, passando pelas nádegas e finalizando nos pés.


Outros exercícios:

- Cruze os braços e solte.

- Cruze as pernas sobre o abdômen e solte e leve os joelhos em direção à barriga.

- Termine a massagem com um delicioso banho, que será como uma forma de liberação.

Comente