Reborn - Brincadeira de gente grande

Reborn  Brincadeira de gente grande

Há quem diga que a arte imita a vida. E, às vezes, a imitação é tão perfeita que engana os olhos. A técnica Reborn, por exemplo, que produz bonecos com aparência e expressão de bêbes humanos, tem se tornado uma coqueluche entre as mulheres. Algumas se rendem ao encanto dessa arte e viram até colecionadoras.

A artesã Damaris Dard, da fábrica Eterno Bebê, do Rio de Janeiro, explica que a reprodução dos bonecos pode ser feita a partir de moldes ou por fotografias. “Quando o Reborn é feito por foto, são levados em consideração as características e os traços, o que faz com que o trabalho necessite de mais tempo. Para confeccionar um boneco a partir de uma foto pode se levar até quatro meses. Para preparar um a partir de molde se leva a metade do tempo.

A arte é fruto de um trabalho longo e minucioso. Damaris explica que os materiais utilizados para a confecção são importados e todo o processo de construção é feito de maneira artesanal. Um dos fatores que mais influencia para que os bonecos tenham tanta semelhança com os bebês é a pintura. Para que a pele fique com aspecto humano é feita uma mistura de várias tonalidades de tinta, aplicadas em camadas muito finas. Para que haja a fixação, todas as partes do boneco são levadas ao forno depois que cada camada é aplicada.

Outro detalhe que dá impressão de realidade são os cabelos. “Os fios são colocados um a um, manualmente. Dependendo do cabelo, pode demorar um mês só para colocar os fios”, conta a artesã.

A Eterno Bebê recebe muitas encomendas de avós e mães que querem presentear suas filhas. Mulheres que não podem ter filhos também são clientes assíduas. “Muitas clientes compram os bonecos no intuito de suprir uma carência afetiva”, diz Damaris. Ela conta ainda que quando suas clientes adquirem uma de suas peças, cuidam como se fossem filhos, trocam de roupas, fazem carinho e colocam para dormir.

Bebês Reborn

A preferência da clientela são as meninas, em torno de 1 ano de idade. As bonecas feitas por Damaris têm data de nascimento, nome e peso. Essas características fazem com que o bebê realmente tenha uma identidade e até dados pessoais.

O preço para ter nos braços uma boneca com traços humanos não é tão encantador quanto a brincadeira - pode variar de R$ 1.450 até 2.500!

Por Cínthya Dávila (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: bebês bonecas