Quando se define a cor dos olhos dos bebês?

coloração dos olhos do bebê

Você já deve ter reparado que os bebês nascem com os olhos claros, mas até que ponto isso é normal ou apenas uma "impressão" nossa? Pois saiba que isso acontece por conta da pouca melanina (pigmento que dá cor à pele, cabelo, olhos, etc) que é regularizada no decorrer dos meses.

Segundo a Doutora Ligia Beatriz Bonotto, oftalmologista do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem e atuante na área de Oftalmopediatria, a cor dos olhos do bebê se define por volta dos três, quatro meses e, por isso, é difícil o oftalmologista definir qual será a cor exata.

Porém, ainda temos o auxílio do cálculo de probabilidade genética que pode ajudar os papais mais curiosos. "Num casal que tem os dois olhos claros, há de se esperar que o bebê por eles gerado também tenha olhos claros. Por outro lado, um casal com olhos escuros pode ter um bebê de olhos claros. Isto porque existe um gen escondido para o olho claro tanto no pai quanto na mãe do bebê.


Porém, existem outros fatores ambientais e medicamentosos e até algumas doenças que podem influir na cor dos olhos", conta a Doutora Ligia.

Sabendo exatamente a definição da cor dos olhos, fique atenta ainda se a coloração é homogênea. A Doutora Ligia explica melhor: "É importante se observar se a íris (parte colorida dos nossos olhos) tem a mesma cor em sua totalidade, pois a alteração setorial pode chamar a atenção até para tumores da íris e corpo ciliar (raiz da nossa íris)", alerta. "Algumas formas de inflamação (uveites) também alteram a cor da íris. Uma íris muito clara numa pessoa que tem muita dificuldade de enfrentar a luz (fotofobia) pode chamar a atenção para o diagnóstico do Albinismo (o Albinismo ocular e o óculo-cutâneo)," finaliza.

Por Bárbara Ariola (MBPress)

Comente