Qual é o momento certo de tirar o leite materno?

leite materno

foto: Shutterstock

O leite materno é um alimento exclusivo até os seis meses e serve como complemento da dieta até os dois anos, conforme o Ministério da Saúde. "O leite atende a todas as necessidades nutricionais, metabólicas e confere notável proteção imunológica à criança", ressalta o odontopediatra Marcos Knesse-Flaks.

O melhor é que o processo de desmame seja aos poucos, com início no sexto mês de vida. Marcos esclarece que nessa fase a criança já apresenta movimentos e reflexos de mastigação e os dentes já estão começando a nascer. “Após seis meses pode-se iniciar a introdução de novas formas de alimentação, em conjunto com o aleitamento materno”, indica Patrícia Ramos, coordenadora do Serviço de Nutrição e Gastronomia do Hospital Bandeirantes.

Logo no início é comum os bebês se sentirem irritados em função das cólicas, pois o próprio leite materno garante a função da digestão, o que não acontece quando o bebê come as papinhas, pois o organismo precisa a se acostumar a digerir os alimentos sozinho.

"Frutas, vegetais e carnes são introduzidos na forma de sucos e depois como papinha em colher, sem substituir as mamadas e sem adição de açúcares. Depois de alguns meses a criança já pode receber refeições salgadas com pedacinhos mais sólidos para serem mastigados, deixando as frutas e alimentos mais doces como sobremesa", indica o odontopediatra.

No incío é comum bebês terem uma certa resitência aos alimentos. A melhor forma de estimulá-los é variar os alimentos, consistência ou formas de preparo. É importante que a criança possa pegar pequenos pedaços de alimentos, como tirinhas de legumes, carnes ou frutas, despertando nelas a curiosidade e o desejo de levá-los à boca.

Após os dois anos, amamentar é mais um ato afetivo do que nutritivo. Por isso, as mamadas podem ser retiradas aos poucos, deixando claro que a criança não precisa mais do peito, e o carinho pode ser feito de outras formas. Recursos como colocar substâncias de gosto desagradável no mamilo entre outros nunca são indicados pelos especialistas.

Veja como incluir aos poucos os alimentos ao bebê durante o desmame:

Entre 6 e 7 meses - duas papas de fruta e uma refeição salgada (comida de panela).

Entre 8 e 12 meses - duas refeições salgadas (comida de panela) e uma papa de fruta.

A partir dos 12 meses - duas refeições salgadas (comida de panela), três lanches intermediários de fruta, sendo um complementado com cereais, pão ou biscoito sem recheio.

leia também


Quando for preparar as papinhas não passe os alimentos pela peneira nem triture no liquidificador, eles devem ser amassados ou desfiados, em pedaços bem pequenos e oferecidos com auxílio de colher, pausadamente.

Fonte: Cartilha da Amamentação e Alimentação Complementar/Senac

Por Juliana Lopes

Comente