Prepare-se para a erupção dos dentes de leite

Preparese para a erupção dos dentes de leite

Os dentes de leite, como são popularmente conhecidos os dentes decíduos, irrompem por volta do sétimo mês de vida. Os primeiros a surgirem são os incisivos centrais inferiores seguidos pelos superiores. Ao todo, são vinte dentes que compõem a dentição primaria, distribuídos pelas arcadas dentárias que se estabelecem até os quatro anos de idade.

A dentista Luiza Ferrari Benetti explica que nesta ocasião a atenção dos pais deve ser voltada a cronologia de erupção dos dentes. "Os sintomas podem ser muito agressivos em alguns casos e as terríveis noites mal dormidas podem voltar a acontecer. Consulte sempre um odontopediatra para maiores orientações de medicamentos paliativos e é claro, de como cuidar da higiene destes novos dentinhos", afirmou.

Ela alerta que todo cuidado é pouco já que os dentes de leite são mais porosos que os dentes permanentes, portanto ficam mais propensos a cáries. "É importante que se use pasta de dente especifica para as crianças (sem flúor) ou optar por não usar pasta, pois a ação mecânica da escova é suficiente para higienizar os dentes. Procure não deixar a criança ingerir pasta de dente que é muito nociva para o organismo e para os dentes permanentes", lembrou.

Luiza lembra que a criança pode apresentar febre, diarréia, indisposição, ficar inquieta e até irritada com o nascimento dos dentes. "Há um aumento considerável na salivação e o bebê procura colocar tudo na boca para morder e aliviar a coceira", ressaltou. Ela lembra que recusar comida é comum pois a dor é bastante incômoda e dá dicas para amenizar estes problemas.

- Tipos de alimentos que ajudam: alimentos com maior consistência como pedaços de pão italiano, pedaços de maça e cenoura ligeiramente cozida também podem ser grandes aliados; nutre e ajuda na coceira e no desconforto do bebê.


- Mordedores: existem vários tipos de mordedores de vinil e de plástico, que podem ser de boa ajuda para apressar o rompimento da gengiva. Alguns modelos de mordedores podem ser mantidos refrigerados para quando forem oferecidos ao bebê tragam ainda mais conforto e alívio.

Por Catharina Apolinário

Comente