O zinco nas diversas fases da mulher

O zinco nas diversas fases da mulher

Hoje em dia, com as mulheres tão presentes no mercado de trabalho e munidas de contraceptivos, é possível planejar a gestação e preparar o corpo para a nova fase com hábitos de vida mais saudáveis. Evitar o stress, praticar exercícios moderados, abolir o cigarro, são atitudes importantes, mas a alimentação é dos quesitos que mais devemos tomar atenção.

“Além dos nutrientes mais conhecidos como as proteínas e os carboidratos, o zinco é um mineral antioxidante importante para o crescimento e desenvolvimento, presente em todos os tecidos do corpo e participa de diversas funções bioquímicas relacionadas à cicatrização e formação óssea.” afirma Silvia Cristina Ramos, diretora do IMEN Educação - Instituto de Metabolismo e Nutrição - e especialista em Nutrição Materno Infantil (Unifesp).

O mineral, que também é participante do processo de integridade celular e na síntese de proteínas e ácidos nucléicos, é importante nas diferentes fases da mulher, da concepção até a amamentação. Ele está relacionado ao ganho de altura e peso dos bebês após o nascimento, por exemplo, por isso, a sua importância na fase pré- natal.

O zinco pode ser encontrado em alimentos como carnes, fígado, frutos do mar (especialmente as ostras), cereais integrais entre outros.

Por Karina Conde

Comente